Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Conheça a diferença entre empréstimo e empréstimo emergencial

No Brasil, manter uma vida financeira saudável é um desafio. De acordo com o IBGE, a média de rendimento do brasileiro é de um pouco mais de um salário mínimo. Se já é difícil cobrir as despesas básicas com essa quantia, imagine fazer uma reserva de emergência, abrir uma poupança ou fazer um investimento.

Por conta disso, muitas pessoas recorrem aos empréstimos tanto para resolver imprevistos como para investir em planos de longo prazo, como a compra de um carro, uma casa, uma reforma ou uma formação profissionalizante.

Você sabia que existem diferentes tipos de empréstimos?

É justamente a finalidade do empréstimo que diferencia a sua natureza. Se a ideia é investir em um bem maior, você pode contar com um empréstimo convencional. Mas se você precisa apagar um incêndio, pode contar com um empréstimo emergencial.

Agora a gente vai te mostrar a diferença entre eles:

Empréstimo:

Teoricamente, um empréstimo é acordo firmado entre pessoas e instituições para que uma das partes utilize, por um determinado período, algum recurso oferecido pela outra parte.

Em um empréstimo financeiro, pessoas e empresas procuram uma instituição financeira para pedir uma quantia de dinheiro, que será devolvida após um tempo determinado, com juros!

E é com esse recurso que você pode contar na hora de adquirir um bem, pagar seus estudos ou fazer uma viagem. Mas antes de contratar um empréstimo, conheça as condições, os valores de juros e preste atenção nos prazos de pagamento.

Empréstimo Emergencial

A gente sabe que imprevistos sempre podem acontecer. Uma doença, um acidente, uma mensalidade que atrasou. É para estes casos que existe o empréstimo emergencial. Ele é rápido, fácil e sem burocracia. Você contrata pela internet e em segundos o dinheiro tá na mão. Mas muita atenção nos prazos de pagamento – eles são menores!

Nesse caso, vale pensar em um plano de contenção de gastos pra não atrasar o pagamento do seu empréstimo. Aqui você confere algumas dicas para economizar: