Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Manual da vida adulta: previdência privada e aposentadoria

O nosso Manual da Vida Adulta não só te ajuda a economizar, mas também traz ideias e dicas para o futuro!  Hoje, vamos falar de um assunto que pode não ser tão presente no seu dia a dia atualmente, mas com certeza virá a tona em algum momento: a aposentadoria. Que tal começar a planejar o futuro desde já? 

Vamos te explicar as diferenças entre previdência privada e aposentadoria, como isso impacta no seu cotidiano, as vantagens para o imposto de renda e muito mais. Vem com a gente!

Por que me preocupar agora?

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a expectativa de vida do brasileiro aumentou para 76 anos, entre 2017 a 2018. Já uma pesquisa feita pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, revelou que a população deseja viver, em média, até 87 anos, mais de 10 anos a mais que a expectativa de vida do censo. Ao mesmo tempo, 80%  das pessoas entrevistadas não se planejam para a velhice.

Os dados nos mostram um fator alarmante: queremos viver mais e para isto, é necessário pensar no futuro.

Aposentadoria: como funciona?

Com o aumento da expectativa de vida, houve a necessidade de uma reforma previdenciária. Em 2019, houve um aumento no tempo de contribuição para homens e mulheres. Atualmente, o benefício fica disponível para homens a partir de 65 anos e 15 anos de trabalho e contribuição Para  mulheres, a partir de  62 anos e 15 anos de trabalho e contribuição. 

Todo trabalhador que contribuiu para o INSS durante o tempo indicado tem direito à aposentadoria.

O teto no Brasil é de R$6.101,06 e o piso é de um salário mínimo, R$1.100,00. É neste ponto que entra a previdência privada, que pode servir como uma renda extra para aposentados e pensionistas do INSS.

O que é Previdência Privada?

É um plano de investimento a longo prazo. Uma parte do seu dinheiro fica investido neste fundo, que pode ser resgatado depois de um certo período.

Quanto antes esse investimento for feito, melhor, e quanto mais anos de contribuição, maior o valor de resgate.

Vantagens da Previdência Privada

Além de garantir uma proteção extra para o seu futuro, com esse recurso, você também pode garantir descontos no seu imposto de renda

Outro grande benefício é que você não precisa entender sobre investimentos para começar a colocar dinheiro nessa reserva. Existem profissionais especializados que te ajudam no processo.

Os valores podem ser debitados automaticamente da sua conta, o que garante que você não precise se comprometer a guardar dinheiro.

Tipos de previdência privada

Existem dois tipos de previdência privada: PGBL  (Plano Gerador de Benefícios Livres) e VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres). Para você entender a diferença, é necessário saber como é declarado o seu imposto de renda, de forma completa ou simplificada.

Na declaração completa, você usa as suas despesas como convênio médico, instrução e planos odontológicos para abater na base de cálculo do imposto. Já na versão simplificada, você  “abre mão” destes gastos em troca de um desconto nessa base.

Na modalidade de previdência PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres), as deduções do imposto de renda podem chegar a até  12%, e é mais indicada para quem faz a declaração completa. 

Já na VGBL  (Vida Gerador de Benefícios Livres), o imposto é cobrado sobre os rendimentos da aplicação ao invés do montante. Por isso, é mais indicada para quem declara no modo simplificado. 

Outros motivos para ter uma previdência privada

Você pode definir um objetivo específico e não somente para planos de aposentadoria. Por exemplo: custear gastos familiares em um futuro, compra de bens, etc.

Com isso feito, defina o tempo de resgate e saiba em qual tabela investir: progressiva ou regressiva. 

Na Tabela Regressiva, a porcentagem descontada de impostos diminui com o passar do tempo de investimento. Já na Tabela Progressiva, quanto maior o valor investido ou o resgate que será feito, maior o valor dos impostos cobrados. 

Resgates: só quando eu me aposentar?

Você pode resgatar os valores como preferir!

Se definir uma idade para isso, você poderá resgatar o valor total depois do período de carência do seu plano ou parcialmente, em pequenas reservas retiradas em períodos diferentes. 

Mas, se preferir, você pode receber um valor mensal vitalício em todos os meses de vida a partir do primeiro ano de investimento ou após a definição de uma idade.

Cada plano possui taxas e você pode checar direitinho antes de contratar.

Curtiu mais este conteúdo sobre finanças descomplicadas? Então compartilhe com quem tá precisando de uma ajudinha também.

Até a próxima!