Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Manual da vida adulta: boa saúde financeira

Manter uma boa saúde financeira significa estar em dia com os seus pagamentos para evitar protestos ou negativações. Mas como funciona um score de crédito? Quais hábitos são importantes para manter uma boa pontuação nele? Quais as desvantagens de não estar em dia com os seus compromissos financeiros? Entenda essas e outras questões no conteúdo de hoje.

“Nome sujo” e agora?

No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas estão com os nomes negativados, um número recorde. Devido à alta na inflação,  no aumento dos preços dos produtos e das taxas de desemprego, esse número é recorde desde a última década. 

Normalmente, antes de enviar os nomes para os órgãos de negativação ao crédito, as empresas tentam algum tipo de negociação e, em alguns casos, podem estender o vencimento da dívida. Se mesmo assim, o pagamento não for efetuado, o nome do consumidor é enviado para o cadastro de inadimplentes.

Mas o que acontece quando o nome é de fato negativado? 

O Score é a pontuação de crédito do brasileiro, que vai de 0 a 1000 e indica as chances do consumidor pagar suas contas em dia. Ela irá definir as possibilidades de você conseguir crédito como: cartões, empréstimos, financiamentos e muito mais. 

Com o nome negativo, essa pontuação cai, o que diminui suas possibilidades de crédito na praça. Os bancos podem suspender outros serviços, também, como cheques especiais e talões. 

Estar em dia com as suas contas, pagar adiantado e antecipar parcelas são ações que ajudam a fazer essa pontuação crescer.

Para saber se existe alguma dívida no seu nome, acesse o site do Serasa e consulte seu score gratuitamente. Existem alguns recursos que a plataforma disponibiliza para quitar pendências,  como feirões e acordos especiais, fique de olho!

Dívidas com mais de 5 anos

Muitas pessoas acreditam que dívidas com mais de 5 anos podem “caducar”, mas não é bem assim: mesmo depois desse tempo o débito permanece no seu histórico financeiro. O ideal mesmo é procurar meios de quitação, o quanto antes.

Dicas para se organizar financeiramente

Nada melhor que conquistar a independência financeira. Com o nome limpo e um bom score de crédito, as nossas conquistas tão sonhadas ficam a um passo de se realizarem. Desde alugar um imóvel a ter o próprio cartão de crédito, os benefícios são diversos.

Por aqui, já te demos algumas dicas de como organizar melhor os seus gastos e entender como anda a sua situação financeira. 

Porém, engana-se quem pensa que planejamento é apenas anotar gastos. É necessário traçar metas e buscar formas de cumpri-las a curto, médio e longo prazo. Desde aquele bem que você tanto almeja e reservou dinheiro para adquirir, quanto a aposentadoria. Neste último caso, precisamos nos organizar quando jovens, para ter uma velhice segura e livre de preocupações. 

Uma alternativa é a previdência privada. Essa opção não está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e funciona como uma renda extra à aposentadoria regular. Cada opção de plano possui um valor de investimento e você define quanto e com qual frequência quer aplicar o seu dinheiro. Algumas previdências começam com valores de R$25, por exemplo. Esse recurso pode possuir vantagens e desvantagens. Estude sobre a previdência privada ou busque alternativas de ter seu dinheiro à sua espera lá no futuro.

Reserva de emergência: comece já!

Nos últimos tempos, com a Pandemia da Covid 19, muitas pessoas conseguiram se manter estáveis devido a ela. Ter uma reserva financeira, não quer dizer guardar muito dinheiro todos os meses. O importante é reservar uma parte, mesmo que não seja a mesma sempre, para eventuais imprevistos.

Busque entender melhor a sua situação financeira e encare esse objetivo como uma meta. Desta forma, você terá um compromisso consigo mesmo.

Alternativas

Aquela famosa pergunta: “`À vista ou parcelado?” sempre vem à tona quando o assunto é economia. Não existe uma resposta certa, tudo vai depender de como você se organiza financeiramente. Pagamentos à vista ajudam você a não ter dívidas futuras e, algumas vezes, podem conter descontos. Ao pagar parcelado, você não se compromete com um valor tão alto de uma vez, o que pode proporcionar um alívio para não fechar as contas no vermelho. Veja as duas alternativas e entenda qual delas é a melhor opção naquele momento.

A gente nunca sabe o que pode acontecer

Cada coisa que conquistamos tem um valor diferente para nós. Zelar pelos nossos bens é uma boa prática pra quem deseja manter a saúde financeira em dia e se antecipar a possíveis imprevistos. Por isso, a dica é: aposte em seguros. Seja para carros, casas ou até mesmo seguros de vida. Além de evitar gastos maiores, se algo imprevisível acontecer, você ainda garante tranquilidade, proteção e conforto para a sua família.

Conte com a gente

O RecargaPay pode te ajudar nesta jornada. O nosso App conta com recursos como: lembretes de pagamento e consultas de boletos em seu CPF. Essas opções, além de ajudarem a evitar esquecimentos, podem te trazer mais tranquilidade e a segurança de que nenhuma conta ou boleto tenha vencido sem ser paga.

Também contamos com opções de empréstimos pensados para situações de emergências e sem análises de crédito regulares. Saiba mais como pedir o seu!  E se a situação apertar no fim do mês, conte com o nosso parcelamento em até 12x para te dar uma mãozinha. 

Se preocupar com as suas finanças pessoais é o primeiro para liberdade financeira. Fique de olho nos próximos conteúdos, voltaremos com mais dicas incríveis para te ajudar nesta saga que é a vida adulta. 

Até a próxima!