Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Manual da vida adulta: controle de gastos

Fazer o dinheiro durar os 30 dias do mês é um desafio e tanto. Por isso, contar com truques para nos ajudar nessa jornada é essencial.  Planilhas de gastos, caderno, agenda e muito mais: conheça alguns métodos que podem te ajudar a não terminar o mês no vermelho.

Muita calma nessa hora!

Reserve um tempo para se dedicar à organização de suas finanças pessoais: abra o calendário, veja os dias que o dinheiro entra e os vencimentos. Depois disso, é o momento de escolher a forma de organização adequada para você:

Planilhas

Nunca mexeu com planilhas por medo de fórmulas mirabolantes e complicadas? Calma, nem é complicado assim! Programas como Excel são ótimos para deixar tudo organizado.  Ele calcula e te mostra a situação real das suas finanças. Com uma simples pesquisa na internet você já fica por dentro de como configurar sua planilha. Aqui temos algumas dicas:

  • Crie uma aba para cada gasto de acordo com categorias: alimentação, contas de consumo, boletos, gastos pessoais, lazer e se possível, reserva de emergência;
  • Defina prazos: coloque o dia em que recebe o seu salário ou demais entradas de dinheiro, depois, os dias de vencimentos de cada item;
  • Anote parcelas: saber exatamente o valor da sua fatura é ideal para não ser pego de surpresa quando ela chegar. Por isso, a nossa sugestão é criar uma aba separada com todos os gastos concentrados no cartão de crédito;
  • Por fim, com a fórmula aplicada, veja se é possível economizar uma parte para reservas de emergência. Mas não se preocupe se isso não for possível ainda, o primeiro passo é entender suas finanças e ir se adaptando com o tempo.

Bloco de notas ou o famoso ‘caderninho’

Já tentou se adaptar às planilhas digitais e é uma verdadeira negação no assunto? Tá tudo bem! Você pode usar o bom e velho bloco de notas do seu computador ou uma agenda.  Coloque o título da despesa de um lado e o valor de outro, pegue uma calculadora e comece a calcular tudo! Você também pode separar as entradas de dinheiro e categorias.

Apps

Usar a tecnologia ao seu favor na hora de organizar o dinheiro é uma ótima alternativa. Além de ter tudo no seu celular e disponível em qualquer lugar e momento, você pode programar alertas. No RecargaPay, por exemplo, temos a função ‘Lembretes de Pagamento’, um ótimo recurso para não deixar nenhum boleto vencer.

Tudo guardado

Algumas contas, notas, faturas e recibos ainda chegam de forma física. Se todo mês você recebe sua conta de luz, por exemplo, e nem lembra onde ela está, a nossa sugestão  é guardar tudo em uma pastinha! A gente nunca sabe quando vai precisar, né? O mesmo vale para documentos que não são usados com frequência como certidões, título de eleitor e carteira de trabalho, por exemplo.

E se a conta veio de forma física, mas você pagou digitalmente com o nosso leitor de código de barras, dá até pra deixar uma notinha na própria conta. Só não vale sair de casa pra pagar! Com o RecargaPay, além de pagar tudo pelo celular, você pode parcelar em até 12x!

Agora que você já sabe as melhores maneiras pra se organizar financeiramente, conheça todos os benefícios que o RecargaPay tem ao pagar com cartão de crédito ou com o saldo da sua carteira. Escolha a melhor opção e garanta o controle do seu dinheiro.