Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Taxa Selic: o que é e como ela impacta na sua vida

Em setembro de 2021 a taxa Selic aumentou de 5,25% para 6,25%, afetando a vida financeira de todos os brasileiros. Mas você sabe o que ela significa? 

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e ela exerce uma influência em todas as outras taxas de juros do Brasil, assim como nas taxas cobradas em empréstimos, financiamentos e até taxas de retorno em aplicações financeiras. 

E essa sigla, hein? 

Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, uma infraestrutura do mercado financeiro brasileiro, administrada pelo Banco Central do Brasil, em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

E como é decidido o valor dessa taxa?

Esse valor é definido pelo Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, que se reúne a cada 45 dias para definir se a Taxa Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.

Tá, mas como a Selic afeta minha vida financeira?

As oscilações da taxa Selic geram impacto em todo o mercado, desde pessoas e bancos até investidores nacionais e estrangeiros. 

Veja como a alta e a queda da taxa Selic nos afetam:

Quando ela cai:

  • O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a abaixar as taxas de juros;
  • A inflação tende a subir.

Quando ela aumenta:

  • Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação;
  • Os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.

Mas o que faz a Taxa Selic aumentar ou diminuir?

As alterações na Taxa Selic acontecem pelo fato da economia não ser estável. Estas oscilações permitem regular o cenário econômico e garantir que o dinheiro continue circulando.

Quando a Taxa Selic foi criada, em 1979, a economia brasileira enfrentava um cenário de hiperinflação. O objetivo era – e continua sendo – ser uma ferramenta de controle da inflação e qualquer mudança que o Banco Central do Brasil faz na taxa, resulta em uma alta ou queda da inflação.

E o que o Bacen pretende com essas alterações?

  • Ao aumentar a Selic: o objetivo é desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta.
  • Ao baixar a Selic: o objetivo é estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.

Resumindo…

A taxa Selic serve como referência para toda a economia brasileira, sendo uma poderosa ferramenta de controle da inflação do país e que pode ser entendida como um indicador da nossa situação econômica.

Quer entender um pouco mais sobre a taxa Selic? Aperte o PLAY e confira o vídeo abaixo:

Gostou desse conteúdo? Então fique de olho que em breve tem mais notícias sobre o mercado financeiro, novidades e dicas pra você economizar.