Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Manual da Vida Adulta: dicas para economizar com aluguel

Morar sozinho ou trocar de casa nunca é fácil. Mudança, despesas, aluguel e tudo que envolve esse processo são tarefas muito cansativas. Pensando nesse dilema da vida adulta, nós trouxemos dicas infalíveis para te ajudar a garantir mais economia ao alugar o seu cantinho.  Venha saber mais!

IGP-M: como se preparar para possíveis altas no aluguel?

Antes de tudo, é necessário entendermos como é feito o reajuste anual do aluguel.

Abreviatura de Índice Geral de Preços Mercado, o IGP-M ficou conhecido como a “inflação do aluguel”, pois é através dele que os valores são reajustados ano a ano. O índice é utilizado como base para preservar o valor da locação diante das mudanças na economia. Ele também é indicador de tarifas de demais serviços, como: internet, TV por assinatura, planos de saúde, mensalidades escolares e por aí vai. O cálculo é feito conforme o momento econômico do país, portanto, aspectos como a alta do dólar,  podem impactar no valor.

Ao final de cada mês, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulga os percentuais de aumento ou declínio do IGP-M, para saber mais é só acessar.

Fique de olho no mês de aniversário do seu aluguel, os reajustes são aplicados conforme o valor acumulado em 12 meses.

O aluguel aumentou demais! E agora?

Em Outubro deste ano, o índice subiu 0.69%, contra queda de 0.64% no mês anterior. Com isso, a alta acumulada é de 16,74%,  no ano e de 21,73% em 12 meses. 

Se o valor pago no seu aluguel ficou muito caro, é possível acordar com imobiliária e/ou proprietário  uma taxa que seja razoável para todas as partes. Negocie!

6 dicas infalíveis para garantir mais economia no aluguel

No Brasil, cerca de 3 milhões de famílias gastam mais do que o recomendado por mês com moradia. 

Por conta das constantes mudanças no mercado imobiliário, devido à alta de preços, economizar no aluguel pode parecer uma tarefa difícil. 

Mas calma, estamos aqui para mostrar que, por mais árdua que seja, não é impossível. Confira 6 dicas infalíveis que vão te ajudar nessa missão:

1 – Acerte a localização!

Um dos principais fatores que impactam no valor do aluguel é a localização. Na capital São Paulo, o metro quadrado de um aluguel sai em média por R$36,08, enquanto em Goiânia, por exemplo, o valor é menos que a metade: R$16,07 por m² (média de preços para setembro de 2021). Essas variações são tão inconstantes, que podem acontecer até de um bairro para o outro. 

Entenda o seu momento: procure endereços que façam sentido com a sua vida atual. Pesquise muito! Veja possibilidades de transporte, trânsito, visite locais e escolha a melhor opção entre custo e benefício. 

Dica: se o lugar escolhido for afastado de regiões que você circula com frequência, por exemplo, o seu trabalho, faça o cálculo entre o valor pago para se transportar, mensalmente, e o valor do aluguel. Considere o desgaste físico, isso importa e muito! Desta forma, você poderá “colocar na balança” o que compensa mais. Além disso, leve em conta: o local é seguro? Possui fácil acesso? Estarei próximo a lugares que frequento muito? Tudo isso deverá ser considerado antes de escolher!

2- Aluguel + condomínio: pares inseparáveis!

O valor do aluguel pode não ser tão alto, mas na hora de ver o preço do condomínio o seu coração até acelera? Pois é! Não colocar o condomínio como uma despesa fixa, pode ser um erro ao alugar o seu imóvel. 

Mas se a dúvida for: casa ou apartamento, qual a melhor opção? Depende! Mais uma vez: avalie todos os cenários e veja os prós e contras.  Se optar por ainda morar em um apartamento, por aspectos de segurança, por exemplo, escolher um condomínio que não seja, digamos, tão “equipado”, pode ser a alternativa. Salão de festas, academia, piscina: tudo isso pode elevar o valor. 

3-  Renda extra! Por que não?

Têm uma vaga de garagem, mas não tem carro ou abriu mão deste transporte devido à localização do imóvel? Alugue! Essa opção pode ser uma alternativa viável para quem quer complementar o valor do aluguel no fim do mês.

4 – Contratos mais longos = preços menores!

Para o locador, não é interessante manter um imóvel que serve de renda, desocupado, devido aos gastos para a manutenção. Por isso, quanto maior for o tempo do contrato de locação, mais barato o aluguel fica. Isso também é considerado no montante do reajuste anual, visto que, é melhor manter uma renda fixa menor, do que não tê-la!

Mas fique de olho: planeje seu futuro, pois contratos longos, exigem permanência até o encerramento. Você se vê morando neste lugar daqui a 2 ou 3 anos? Analise com calma e escolha a melhor opção!

5 – Que tal dividir?

Muita gente que ama morar sozinhx, mas essa realidade pode custar caro! Dividir despesas, não somente o aluguel, te faz poupar dinheiro!

Seja com amigxs, família, namoradxs, dividir é uma ótima opção para não fechar o mês no vermelho. Desta forma, você pode escolher lugares com uma melhor localização, maiores e com mais comodidades, tudo isso, sem aperto! 🙂 

Curtiu das dicas? Então se liga nos demais conteúdos do nosso manual da vida adulta:

Manual da vida adulta: previdência privada e aposentadoria

Manual da vida adulta: como evitar o desperdício de alimentos

Manual da vida adulta: controle de gastos

Ser adulto não é fácil! Mas lembre-se, se precisar de uma mãozinha, conte com o RecargaPay pra te ajudar a pagar as contas mensais, pedir o gás, delivery e muito mais!