Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Conheça a diferença entre conta digital e carteira digital.

Se antes da pandemia os pagamentos digitais já estavam crescendo, após o isolamento social, a chave virou 100%. Esta mudança de comportamento também alavancou a abertura de contas digitais e carteiras digitais.

Outro fator que impulsionou este avanço foi o Auxílio Emergencial. O programa assistencial adotado durante a quarentena, apesar das circunstâncias, foi um grande estímulo para  a inclusão de pessoas no sistema bancário. Além dos 105 milhões de downloads do CaixaTem, aumentaram os downloads de aplicativos de carteiras e contas digitais, graças à agilidade do processo. 

Enquanto o envio deste recurso para um banco tradicional, via TED ou DOC, pode levar algumas semanas até que a operação seja habilitada, a transferência do Auxílio para uma conta digital ou carteira digital é imediata.

Quem acha que as carteiras digitais são feitas para quem não tem conta bancária ou cartão de crédito está enganado. Pesquisas mostram um aumento impressionante no uso da wallet pelos brasileiros que já têm conta corrente em bancos tradicionais: mais da metade também aderiu ao digital.

O cashback, os descontos e a inexistência de taxas e cobranças têm se mostrado muito atraentes para o consumidor. Mas as pessoas ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre conta digital e carteira digital. E é isso que a gente vai te explicar agora.

 

Conta Digital

De acordo com o Banco Central, conta digital ou conta pagamento é um produto financeiro que pode ser aberto e encerrado digitalmente. Pode ser utilizada pelo cliente para pagar e receber, ou seja, funciona como um domicílio bancário, assim como uma conta corrente normal. 

A empresa que oferece a conta pagamento não precisa ser necessariamente um banco, pode ser uma IP (instituição de pagamento), tornando as exigências e regulações mais brandas que as dos bancos tradicionais. 

Esta modalidade oferece cartão de débito e, se o cliente tiver um histórico financeiro saudável, também tem acesso ao cartão de crédito. 

Mais simples e acessíveis que as contas tradicionais, as contas digitais são uma boa opção para quem quer ter acesso a serviços financeiros do dia a dia, e não precisa de serviços sofisticados, como seguros, consórcio, financiamento, previdência ou portfólio de investimentos. 

A conta digital não tem um gerente à disposição dos clientes – são eles que resolvem tudo, via chat ou e-mail.

 

E as carteiras digitais? 

Também chamadas de wallets, as carteiras digitais surgiram nos anos 90. O PayPal é considerado um dos precursores desta modalidade e a mecânica é muito fácil de entender: você faz o cashin, que significa carregar o dinheiro, para então fazer o cashout, ou seja, usar o dinheiro.

Assim, quem não tem um cartão internacional e quer fazer compras em sites gringos, pode usar este serviço para viabilizar a operação. 

Em muitos casos, o consumidor só pode usar o dinheiro dentro do ecossistema do qual a carteira digital faz parte, que é o exemplo do PayPal. 

Enquanto o processo de abertura de conta passa por uma análise de crédito, ou seja, pode ser “declinado”, a wallet se mostra uma opção muito mais acessível. Jovens que não têm histórico de crédito, desbancarizados ou negativados que não conseguem abrir conta corrente, acabam recorrendo às wallets, que funcionam num princípio pré-pago. Ou seja, você só pode usar o dinheiro que tem em saldo.

Com taxas baixas para o administrador, a carteira digital não cobra nada dos consumidores, ajudando a reduzir seus custos.

O conceito de carteira digital evoluiu muito e cada modelo possui seus próprios recursos. No RecargaPay, você carrega a wallet por Pix e usa o saldo pra resolver sua vida no App. Dá pra pagar contas e boletos no App, fazer recargas de celular, cartão de transporte e TV Pré-paga e comprar vales-presente como Uber Pré-pago, Spotify, Netflix, iFood, Uber Eats, Méqui e dezenas de games, além de outras opções. E se você precisar, pode usar o dinheiro fora do aplicativo. Com o Cartão Pré-pago, virtual ou físico, com a bandeira Mastercard, você faz compras na internet e em lojas físicas e pode sacar dinheiro nos caixas eletrônicos.

 

Gostou deste conteúdo? Fique de olho que em breve tem mais.