Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Reserva de emergência para empreendedores: por onde começar?

Você, empreendedor, quer começar a guardar dinheiro, mas não sabe como? Calma, isso é mais comum do que imagina! Apenas uma parcela da população brasileira consegue poupar uma parte de sua receita.

O termo “reserva de emergência” nada mais é do que ter dinheiro guardado para eventualidades e acontecimentos inesperados. Esse hábito deve fazer parte da sua rotina financeira, e para isso, é necessário disciplina.

Hoje, montamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para começar a poupar e se preparar para o futuro. Venha conferir!

Por que montar uma reserva de emergência?

Quem empreende sabe que um negócio gera muitos gastos: contas, impostos,  mercadoria, salários e por aí vai. Muitas vezes, toda a receita gerada é utilizada para quitar essas despesas. 

Porém, mesmo com muito planejamento, não há como prever tudo. Por isso, ter uma reserva financeira se torna cada vez mais necessário.

Com a Pandemia da Covid-19, por exemplo, entre 2020 e 2021, muitos empreendedores foram pegos de surpresa. Fechamento do comércio, suspensão dos serviços e gastos com saúde e alimentação foram alguns dos imprevistos mais comuns. Tudo isso gerou incerteza e fez com que muitos desejassem ter dinheiro guardado.

Mas não é preciso passar por situações extremas para entender a importância de ter uma reserva emergencial. Que tal começar a poupar agora? Garantimos: ter regularidade e compromisso é mais importante do que guardar altos valores.

Qual é o valor para ter em uma de emergência?

Siga o pensamento:

  • Se o seu lucro ou salário é R$4.000,00 mensais, some todos os seus gastos pessoais, dentro desse valor. Exemplos: aluguel ou prestação de sua casa, água, luz, internet, telefone, condomínio, supermercado e, sempre que possível, lazer. 
  • Multiplique o valor obtido pelo período desejado. Pode ser um ano ou seis meses, por exemplo.
  • O resultado será o quanto você deverá ter guardado, para ter o mesmo custo de vida, naquele período, caso fique sem sua principal fonte de renda.
  • Esse pensamento vale para suas finanças pessoais, mas o mesmo pode ser aplicado para o seu negócio. 
    • Para isso,  reveja os gastos e despesas mensais do empreendimento.
  • Lembre-se: reserva de emergência difere de capital de giro. O primeiro caso é o valor reservado para possíveis imprevistos. Já o segundo é o saldo necessário e indispensável para que o empreendimento se mantenha mês a mês. 

A dica principal é: não tenha pressa. Estamos aqui para te mostrar que reservar um valor mensal, mesmo que seja considerado pouco, pode valer muito a pena.

Por onde começar?

Já demos algumas dicas de como a empreender em 2022, portanto, este é o momento de aplicar todo o seu conhecimento. 

  • Não desanime: mesmo que leve mais tempo para ter um valor satisfatório, não perca o foco.
  • Organize suas contas: que tal colocar todos os seus gastos no papel, planilha ou caderninho? 
  • Separe despesas pessoais e comerciais;
  • Entradas e saídas: calcule o valor exato de todas as entradas e saídas de dinheiro.
  • Defina a meta inicial: quanto você pode poupar por mês conforme os seus ganhos? 5%? 10%? 20%? Somente depois de um planejamento sincero, será possível definir os valores.
  • Trace metas temporárias: defina períodos e estipule valores.
  • Poupe mais: corte gastos supérfluos e veja o que pode ser reduzido.
  • Se supere: quando tiver cumprido a primeira meta, que tal superá-la?

Aumente o valor guardado

Já pensou em aumentar os seus ganhos, sem necessariamente aumentar o que guarda todos os meses? É simples! Basta começar a investir em algum ativo ou outro recurso que seja rentável. Pode ser renda fixa, variável ou até mesmo em empréstimos feitos por você, para outros empreendimentos. Neste último caso, o ideal é calcular uma taxa de juros relativa ao valor emprestado.

Tenha mais ganhos!

Usando o RecargaPay para te ajudar no seu negócio, você ganha dinheiro de volta e descontos incríveis. Basta inserir saldo na sua carteira do nosso aplicativo e contar com um ecossistema completo à sua disposição. 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com aquele empreendedor amigo que precisa de uma ajudinha para começar a guardar dinheiro.

O RecargaPay conta também com ferramentas que te ajudam a empreender. Acesse o site para saber mais: https://recargapay.com.br/autonomos