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Como traçar metas financeiras para o seu negócio em 2022

Ano novo, vida nova! Se você quer começar a empreender ou já tem um negócio, esse é o momento ideal para traçar metas financeiras.

Para te ajudar, separamos tudo o que você precisa saber para montar um planejamento financeiro e alavancar os seus ganhos. 

Pronto para começar 2022 com o pé direito? Então, confira nossas dicas!

  1. Faça o balanço do ano anterior

A primeira etapa é montar um diagnóstico do ano que passou. Para isso, você precisa subtrair os gastos, dos ganhos. 

Já ensinamos por aqui como fazer um orçamento para empreender de forma segura. Analisando os registros, o cálculo será simples e você poderá identificar o que precisa alterar no ano seguinte. 

  1. Entenda épocas e planeje suas vendas

Nesta etapa, é necessário entender a fundo o seu segmento para identificar oportunidades e se preparar para desafios. Quer um exemplo? 

Para setores de vestuários nichados, determinados períodos do ano são mais lucrativos. É o caso de roupas de praia e artigos de férias em Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Já em períodos chuvosos ou frios, as vendas desse segmento podem cair. 

Use de referência o balanço financeiro do ano anterior e faça uma projeção dos próximos meses. Dessa forma, você estará preparado para diferentes cenários.

  1. Faça uma reserva de caixa

Vendeu muito no fim do ano? A dica é: reserve uma parte dos lucros para possíveis promoções ou ações especiais durante os períodos não-lucrativos. Essa é uma ótima alternativa para manter as contas sempre em equilíbrio.

  1. Calcule o capital de giro

Logo em Janeiro, surgem algumas contas inevitáveis. É o caso de impostos, como, IPTU, IPVA ou seguros no geral. 

Lembra do Capital de Giro? Então, esse saldo precisa estar disponível para quitar todas as despesas necessárias para o negócio continuar funcionando e pode ser mais alto no começo do ano. Por isso, entenda quais serão os gastos extras e se planeje.

  1. Defina metas para o seu empreendimento no decorrer do ano

Para continuar crescendo e garantindo lucros cada vez maiores, é necessário traçar objetivos. Veja a seguir alguns exemplos:

  • defina números exatos para suas metas: exemplo, aumento de 20% na base de clientes ou 20% do faturamento;
  • além dos números, você também pode definir outros objetivos, como abrir uma filial física da sua loja online ou inserir novos produtos para revenda;
  • invista no crescimento: precisa de ferramentas ou equipamentos para continuar crescendo? Defina um tempo para adquiri-las;
  • no caso dos e-commerces, você pode entender se é possível reduzir o tempo de entrega dos produtos; 
  • precisa de funcionários ou parceiros para ajudar no crescimento do negócio? Se planeje para investir nessa melhoria.

Em resumo, os objetivos e metas vão depender da atividade em que o seu negócio está inserido. Pesquise concorrentes e fique sempre de olho nas tendências do mercado.

  1. Conte com um ecossistema inteiro ao seu favor

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