Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

FGTS: Qual a diferença entre saque extraordinário e saque-aniversário?

Precisando de uma graninha extra? Trouxemos uma novidade que pode te ajudar a fechar o mês no azul. Em abril, começou uma nova rodada de saques do FGTS, chamada de “Saque Extraordinário”. Porém, simultaneamente, também existe a modalidade “Saque-aniversário”, o que acaba confundindo muitas pessoas. Hoje, vamos explicar as principais diferenças entre os dois.

O que é o saque extraordinário?

No início de 2022, o governo federal anunciou a liberação do valor de R$ 1.000 para saque de contas ativas e inativas do FGTS. O dinheiro é disponibilizado automaticamente na conta do Caixa Tem e o calendário de pagamentos é estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, podendo ser conferido no site do FGTS.

O que é o saque-aniversário?

Já o saque-aniversário, permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário. O valor varia conforme as faixas de saldo definidas, onde cada uma delas poderá sacar determinada porcentagem.

Nesse modo, ainda é possível antecipar até três parcelas a que o trabalhador tem direito no mês do seu aniversário. Diferente do extraordinário que acontece automaticamente, é preciso solicitar essa modalidade no site do FGTS, no Caixa Tem ou em uma agência do banco.

Porém, vale ressaltar que ao optar por esse saque, o trabalhador não terá direito ao saque-rescisão, quando acontece demissão sem justa causa. Ou seja, caso seja demitido, não terá acesso a todo o dinheiro disponível na conta como normalmente acontece.

Para entender melhor todas as vantagens e desvantagens do benefício, confira esse artigo.

Optei pelo saque-aniversário, tenho direito ao saque extraordinário?

Se após realizar o saque-aniversário, o trabalhador ainda possuir valores disponíveis em conta, ele poderá fazer o saque extraordinário de até R$ 1.000.

Conforme informado pela Caixa, só não estará disponível para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque-aniversário.

Transferir para o RecargaPay

Aproveite pra transferir seu FGTS pra sua carteira RecargaPay usando uma chave Pix. O dinheiro fica disponível na hora e você pode pagar contas, pedir o gás, fazer recargas, garantir vales-presente, comprar Tele Sena e muito mais. Confira o passo a passo.

Caso ainda tenha qualquer dúvida sobre os benefícios, acesse o site oficial da Caixa.