Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Carreiras na RecargaPay: como criar o currículo ideal

Na hora de procurar um novo emprego, nem sempre sabemos por onde começar. Mas uma coisa é essencial: manter o currículo atualizado e atrativo para os recrutadores. 

Na hora de fazer o seu, já se perguntou o que é importante estar nele? Quais são as experiências que não podem ficar de fora? E foto, colocar ou não?

Para nos ajudar a responder todas essas perguntas, convidamos nossa especialista em Recrutamento e Seleção, Letícia. Ela atua no time de Recursos Humanos e hoje vai te dar algumas dicas de como elaborar o currículo ideal. 

Prontos? Lá vamos nós!

  • Tenha um objetivo

Você precisa ter em mente o que deseja conquistar e montar uma frase com poucos termos para resumi-lo. Pode ser a profissão almejada ou o trabalho a ser realizado.

“O objetivo do currículo é bacana para termos uma visão em relação à expectativa da (o) profissional, mas também pode ser algo que captamos com base nas experiências anteriores e entrevista.”, comenta Letícia.

  • Canais de contato

Outro ponto importante é manter atualizado os meios de comunicação que você pode ser encontrado.

Ao ser perguntada sobre quais dados inserir, Letícia menciona: “Telefone, e-mail e LinkedIn são super interessantes de se colocar no currículo. Já endereço, idade, números de documentos e outros itens mais específicos podem ficar de fora.”.

O seu número de celular mudou? Esse número também é seu WhatsApp? Você atende ligações com frequência ou prefere mensagens? Tenha em mente essas respostas antes de adicionar as informações.

  • Foto

“Sendo sincera? É algo que realmente não focamos. Não nos importa como o candidato ou a candidata é fisicamente, mas sim suas competências técnicas.”.

Em algumas posições ou cargos, uma foto de identificação pode ser interessante. Mas por aqui, não é um requisito. 

  • Datas de início e término das experiências

Estabilidade profissional conta muito no processo de seleção! Por isso, não esqueça de colocar o início da atividade e se ainda trabalha nela. Caso já tenha se desligado, insira o término. Mesmo que não lembre os dias exatos, é importante colocar os meses e os anos.

  • Experiências com poucos meses de duração são vistas negativamente?

Depende! Letícia explica: “Não necessariamente. É preciso entender o real motivo com a candidata (o). Por exemplo, em Tecnologia, muitos profissionais são freelancers ou até mesmo atuam em projetos pontuais. Portanto, este ponto é algo que pode ser avaliado com cuidado em cada situação.”.

  • Recomendações, portfólios: quando inserir?

Inserir o contato do (a) seu (sua) ex chefe pode ajudar, mas não é uma regra. Já os portfólios, trabalhos anteriores e demais conteúdos feitos por você podem ajudar no processo de tomada de decisão do recrutador. 

Você pode compartilhar uma pasta em um drive ou até mesmo fazer um portfólio online. Use a criatividade ao seu favor!

  • Experiências anteriores: é necessário inserir todas?

“Não é necessário inserir todas as experiências, o bacana é colocar as últimas para que o recrutador consiga entender um pouco do seu momento e seus principais projetos e realizações.”.

  • Um perfil no LinkedIn pode ajudar no processo de seleção e recrutamento?

A ideia principal da rede é se manter atualizado e interagir com outros profissionais da sua área. É através dele que os recrutadores saberão se você está procurando emprego, se está aberto a novas propostas ou se possui interesse em ingressar em um novo projeto.

“O bacana é trazer para o LinkedIn algo parecido com seu currículo. Para isso, insira suas experiências atualizadas, formação acadêmica e especializações. Divulgue o seu portfólio e projetos. E o mais bacana: crie um bom texto de resumo sobre você, isso chama muito a atenção dos recrutadores. Se possível, também garanta recomendações de colegas de trabalho ou gestores. Tudo isso faz com que o seu perfil seja mostrado com relevância para outras pessoas!“, aconselha Letícia.

Tudo pronto?

Agora que você já sabe como fazer o currículo ideal, que tal dar uma olhadinha nas nossas oportunidades disponíveis?
Na nossa página de carreiras, você fica sabendo mais da nossa cultura e valores e pode se candidatar 😉 

Venha ser um RecargaPayer!