Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Você sabe o que é uma securitizadora? A gente explica!

Antes de entender o que é uma securitizadora, a gente vai te explicar o que é securitização.

A securitização é uma forma de materializar um dinheiro futuro, antecipadamente, para que as empresas possam reequilibrar seu fluxo de caixa.

Imagine uma empresa que tem dinheiro a receber, mas não pode esperar até que as dívidas sejam pagas. É aí que entra a securitizadora. 

A securitizadora compra as dívidas desta empresa, permitindo que ela receba, antecipadamente, um dinheiro que só seria pago lá na frente. Em troca, a securitizadora fica com uma parte do valor. 

Quer um exemplo?

Um cliente te deve R$ 5.000. Você precisa do dinheiro agora, mas ele só vai poder pagar o valor daqui a cinco meses. Então, uma securitizadora te paga R$ 4.500 imediatamente e recebe o valor integral na data combinada para o pagamento.

Na securitização, as dívidas (duplicatas, empréstimos, recebíveis, financiamentos) funcionam como créditos que são transformados em títulos ou valores mobiliários para, futuramente, serem negociados com investidores. 

E estes investidores, quando adquirem estes créditos, tornam-se credores dos títulos, recebendo um valor a mais.

Resumindo, a securitização é um processo que converte ativos financeiros individuais de uma empresa – ou seja, as dívidas de pessoas – em títulos mobiliários com potencial negociação. 

E por falar nisso, agora a RecargaPay está realizando a securitização dos próprios créditos por meio de uma debênture. Quer saber mais? Clique aqui.

E fique de olho no blog, em breve tem mais novidades pra você.