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Saiba como aumentar suas vendas nas datas comemorativas

Agora que você já sabe como traçar metas financeiras para o seu negócio, em 2022, é hora de entender quais datas comemorativas podem ser úteis para suas vendas.

Montar um calendário macro, com uma visão geral do seu ano, e outro micro, com os dias da por semana ou da quinzena, são ações essenciais para realizar essas conquistas financeiras. Mas como desenvolver esse planejamento? O que aplicar e o que ignorar? Neste conteúdo, respondemos todas essas perguntas e te ajudamos a definir um plano de ação de vendas, baseado nas oportunidades de 2022. Venha aprender!

Por que apostar em datas comemorativas?

Disputar a atenção do público e ser a decisão de compra não é fácil. É necessário se manter constantemente atualizado e usar métodos inovadores de atração e vendas. Nas datas de oportunidades, como Natal ou Black Friday, por exemplo, muitos comércios conseguem a receita para se manter nos demais meses, por isso, aplicar a estratégia correta durante esses períodos, é essencial.

Além disso, a falta de planejamento e organização pode resultar em vendas perdidas e desperdícios de tempo e materiais. Prever quantidades, demandas, horários, e até revezamentos evita que o seu trabalho seja negligenciado. Durante essas datas, é momento de botar em prática tudo que foi planejado anteriormente.

  • Calendário de vendas

A dica é: inicie o planejamento logo no início do ano. Pegue o calendário de uso comum ou pesquise na internet, um que contenha todas as datas comemorativas e oportunidades para todos os segmentos. Veja feriados, pontos facultativos, dias de comemoração, aniversários importantes, enfim, entenda primeiro todas as oportunidades e em seguida, analise com calma quais fazem, ou não, sentido para o seu comércio. 

  • Estude a sua concorrência 

Ninguém nasce sabendo. Por isso, entender todos os diferenciais que os seus adversários possuem, é crucial para qualquer tomada de iniciativa. Se você não souber o que a sua concorrência oferta, você corre o risco de ficar obsoleto ou oferecer as mesmas soluções, sem nenhuma inovação. 

Teve uma ideia genial? Pesquise se ela já foi usada antes e se é possível trazer uma nova visão de mercado.

  • Crie campanhas e seja ativo na memória de seus clientes

Mesmo que a sua loja seja física, é importante ser lembrado frequentemente. Use cadastros de e-mails e dispare conteúdos relevantes. O famoso e-mail marketing pode ser um aliado no processo de retenção de clientes, o que acaba sendo mais barato que adquirir novos. Se possível, invista nessa tecnologia para obter resultados ainda melhores. Crie proximidade a partir de hábitos de consumo que o consumidor demonstrou ao interagir com a sua empresa e aposte em e-mails estratégicos em datas especiais, como aniversários pessoais, feriados nacionais, etc. 

  • Use as redes sociais a seu favor

Investir nas redes sociais não é nenhuma novidade. Porém, criar um vínculo com o consumidor, de forma espontânea e natural,  pode ser um desafio.

Mesmo que a sua conta seja profissional, manter um ar leve e tom cotidiano, é imprescindível para criar proximidade com o público. Pesquise gírias, emojis, como a sua persona fala, o que posta, quais páginas segue, etc. Entenda as dores e os anseios e sirva como um antídoto. 

Mesmo que algumas datas não sejam de um amplo conhecimento do público, no caso de nichos específicos, por exemplo, dia do bombeiro, dia da enfermagem: quando você usa as redes sociais e mostra-se preocupado e integrado nesses assuntos, é agregado um valor maior à sua marca. Isso resulta na identificação e personifica a sua empresa.

  • Se prepare para datas com fluxo maior e menor

Citamos anteriormente as datas mais conhecidas: natal e Black Friday. Essas oportunidades podem ser marcadas por um fluxo maior de consumidores, por isso, se prepare para elas, mas não subestime datas menos conhecidas. A palavra de ordem é: planejamento.

Dias para não esquecer!

Vamos te dar uma mãozinha para não deixar de fora nenhum evento importante em 2022. Confira as principais datas comemorativas deste ano: clique aqui

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