Taxa Selic: o que é e como ela impacta na sua vida
Em setembro de 2021 a taxa Selic aumentou de 5,25% para 6,25%, afetando a vida financeira de todos os brasileiros. Mas você sabe o que ela significa?
A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e ela exerce uma influência em todas as outras taxas de juros do Brasil, assim como nas taxas cobradas em empréstimos, financiamentos e até taxas de retorno em aplicações financeiras.
E essa sigla, hein?
Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, uma infraestrutura do mercado financeiro brasileiro, administrada pelo Banco Central do Brasil, em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.
E como é decidido o valor dessa taxa?
Esse valor é definido pelo Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, que se reúne a cada 45 dias para definir se a Taxa Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.
Tá, mas como a Selic afeta minha vida financeira?
As oscilações da taxa Selic geram impacto em todo o mercado, desde pessoas e bancos até investidores nacionais e estrangeiros.
Veja como a alta e a queda da taxa Selic nos afetam:
Quando ela cai:
- O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a abaixar as taxas de juros;
- A inflação tende a subir.
Quando ela aumenta:
- Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação;
- Os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.
Mas o que faz a Taxa Selic aumentar ou diminuir?
As alterações na Taxa Selic acontecem pelo fato da economia não ser estável. Estas oscilações permitem regular o cenário econômico e garantir que o dinheiro continue circulando.
Quando a Taxa Selic foi criada, em 1979, a economia brasileira enfrentava um cenário de hiperinflação. O objetivo era – e continua sendo – ser uma ferramenta de controle da inflação e qualquer mudança que o Banco Central do Brasil faz na taxa, resulta em uma alta ou queda da inflação.
E o que o Bacen pretende com essas alterações?
- Ao aumentar a Selic: o objetivo é desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta.
- Ao baixar a Selic: o objetivo é estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.
Resumindo…
A taxa Selic serve como referência para toda a economia brasileira, sendo uma poderosa ferramenta de controle da inflação do país e que pode ser entendida como um indicador da nossa situação econômica.
Quer entender um pouco mais sobre a taxa Selic? Aperte o PLAY e confira o vídeo abaixo:
Gostou desse conteúdo? Então fique de olho que em breve tem mais notícias sobre o mercado financeiro, novidades e dicas pra você economizar.