Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Saiba como utilizar o Pix com segurança

RecargaPay separou dicas para os clientes se protegerem e aproveitarem ao máximo a tecnologia

Lançado em 2020 para facilitar os pagamentos dos brasileiros, o Pix logo ganhou os brasileiros com sua praticidade e economia. Desde que foi disponibilizado para o público, o método de pagamento instantâneo não parou de bater recordes de uso: além de ter superado a quantidade de transações de TED, DOC, cheque e boleto, na última sexta-feira (6) o Pix ultrapassou o número de 73 milhões transferências em um único dia. Entretanto, como qualquer nova tecnologia lançada, a segurança do método passou a ser discutida por conta dos golpes que estão sendo aplicados por todo o País, e a discussão tomou conta das redes sociais, com milhares de relatos sobre golpes sendo aplicados e usuários compartilhando dicas de segurança

O aplicativo de pagamentos RecargaPay oferece diferentes serviços financeiros com o Pix, como o Pix com cartão de crédito e Pix com empréstimo. Por isso, a empresa separou algumas dicas para que os brasileiros possam se proteger. São elas:

  • Estabeleça um valor limite: além das restrições de horário e de valor estabelecidas pelo Banco Central, o app também permite que os clientes estabeleçam um limite próprio (diário e mensal) para Pix. Assim, caso haja uma tentativa de transação com Pix superior a este valor, a plataforma não permite que ela seja realizada.

  • Cadastre uma senha de autenticação: a senha é uma etapa importante para assegurar qualquer transação, portanto, não deixe de cadastrá-la. Evite números que tenham uma relação pessoal, como datas de nascimento, ou números fáceis, em sequência (como 1 2 3 e 4). É importante também sempre utilizar senhas diferentes, assim, mesmo que alguém descubra a senha do seu cartão, por exemplo, não será possível fazer compras pelo app porque será uma senha diferente. Ainda, sempre que possível opte por registrar a sua biometria, seja o reconhecimento facial ou impressão digital. Dessa forma, não será necessário decorar uma nova senha e o cliente ficará protegido para todas as transações.

  • Mantenha os dados de contato atualizados: caso haja alguma tentativa irregular na conta, o app entrará em contato para se certificar de que é o cliente que está realizando aquela ação. Por isso, é importante que os meios de contato estejam corretos e atualizados. 

  • Não compartilhe dados pessoais com terceiros e evite o phishing: esteja atento a e-mails e mensagens via aplicativos de comunicação, e não passe informações sensíveis, como nome, documento ou senha, por meio das redes sociais. Evite clicar em links suspeitos sem antes confirmar sua origem. Em caso de dúvidas, procure sempre os canais oficiais da empresa. 

  • Caso haja alguma atividade suspeita na sua conta, como o acesso de algum dispositivo estranho ou uma transação que não reconhece, comunique imediatamente a empresa. 

“O Pix ajuda milhões de brasileiros todos os dias e queremos que nossos clientes aproveitem ao máximo os benefícios da tecnologia. Por isso, mais do que desenvolver novos produtos que potencializam o pagamento instantâneo, trabalhamos para oferecer uma plataforma segura e de fácil utilização para todos,” comenta Andreson Brito, Product Manager de Anti-Fraude da RecargaPay.