Você sabe para onde vai o seu dinheiro? Saiba como organizar seu orçamento
Controlar as despesas, sejam contas mensais ou pequenos gastos do dia a dia, é fundamental para garantir a sua saúde financeira. É calculando as entradas e saídas de dinheiro, e tendo um orçamento definido que você tem um maior entendimento do quanto você pode gastar. E foi pensando em te ajudar com as suas finanças que reunimos algumas dicas.
Separe alguns minutos para colocar no papel.
Seja em um caderno, um bloco de notas ou em uma planilha, é importante que você dedique alguns minutos para registrar suas contas a pagar e a periodicidade delas. Abra o calendário e veja os dias que o dinheiro entra e os vencimentos.
As planilhas de programas como o Excel são ótimas opções para te ajudar na organização do seu orçamento familiar e podem te ajudar a ganhar tempo na hora de realizar os seus cálculos. Algumas dicas importantes são:
- Crie uma aba para cada gasto de acordo com categorias: alimentação, contas de consumo, boletos, gastos pessoais, lazer e se possível, reserva de emergência;
- Defina prazos: coloque o dia em que recebe o seu salário ou demais entradas de dinheiro, depois, os dias de vencimentos de cada item;
- Anote parcelas: saber exatamente o valor da sua fatura é ideal para não ser pego de surpresa quando ela chegar. Crie uma aba separada com todos os gastos concentrados no cartão de crédito.
Por fim, com a fórmula aplicada, veja se é possível economizar uma parte para reservas de emergência. Mas não se preocupe se isso não for possível ainda, o primeiro passo é entender suas finanças e ir se adaptando com o tempo.
Se não se adaptar às planilhas, não desanime. Você pode usar um bloco de notas do seu computador ou até mesmo uma agenda. Coloque o título da despesa de um lado e o valor de outro, pegue uma calculadora e calcule tudo. O importante é entender quanto dinheiro entra e sai todos os meses.
Crie um orçamento ideal
Ao listar suas fontes de renda e despesas, faça um acompanhamento para entender onde é possível economizar e se há como construir uma reserva financeira. Caso seja, guarde este dinheiro em uma conta que seja acessível e que possa te trazer benefícios como um rendimento ou o bônus diário, como a conta do RecargaPay que oferece bônus equivalente a 106% do CDI todos os dias úteis. Dessa forma, o dinheiro que você reservou está seguro e gerando ganhos.
Controle as dívidas
Você já registrou e está acompanhando as suas parcelas. Se houver dívidas com juros mais altos, priorize esses pagamentos para evitar gastar mais. A organização financeira te permite entender para onde vai o dinheiro e se há como reorganizar os seus pagamentos para atingir seus objetivos financeiros. O parcelamento te permite realizar pagamentos de forma mais confortável para o seu bolso, mas é importante calcular as taxas e encontrar a melhor oferta. Em caso de descontos no Pix, o RecargaPay te permite realizar a transação com cartão de crédito para parcelar em até 12x. Anote as parcelas para encaixar a despesa no seu bolso.
Poupe sempre que possível
Para alcançar suas metas financeiras, tente incluir em seu controle de gastos uma transferência para sua própria reserva. Tornando ela automática, você economiza um pouco todo mês para construir uma poupança. Não precisam ser grandes quantias. Ainda que sejam valores pequenos, elas fazem diferença no longo prazo.
E fique de olho no mercado!
Existem diferentes programas de fidelidade e outros produtos financeiros que foram desenvolvidos para trazer benefícios aos clientes. Pagando com cartões de crédito, é possível ganhar pontos para gastar em produtos ou serviços, e alguns cartões oferecem até mesmo cashback, como o Cartão Limite Garantido RecargaPay. Com ele, você ganha de volta 1,5% do valor de suas compras de volta.
Manter uma organização financeira saudável requer disciplina e prática. Com essas dicas, você pode repensar o óbvio e estará no caminho certo para alcançar seus objetivos financeiros.