Guia Prático para a te ajudar com sua declaração do Imposto de Renda 2025
Todo início de ano os brasileiros devem se preparar para a declaração do Imposto de Renda. Quanto antes você entregar sua declaração, mais cedo receberá as restituições de que tem direito. Portanto, se organizar é fundamental para evitar contratempos e garantir que esteja com sua documentação em dia.
Realizar a declaração no prazo é uma obrigação fiscal de todo cidadão e também evita problemas com Receita Federal, como multas e bloqueio de CPF. Além disso, estar em dia com o Fisco pode facilitar sua obtenção de crédito e financiamentos, bem como a participação em programas do governo.
Para garantir que tudo dê certo com sua declaração de IR, o RecargaPay separou tudo que você precisa saber para navegar este período com mais tranquilidade!
Fique de olho no prazo!
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 ainda não foi oficialmente divulgado pela Receita Federal, mas, historicamente, ele ocorre entre os meses de março e abril. Fique atento às comunicações oficiais e não deixe para a última hora.
Tenha em mãos todos os documentos necessários!
Antes de iniciar a declaração, reúna todos os documentos necessários para facilitar o preenchimento e garantir que os dados estejam todos corretos. Os documentos necessários para preenchimento são:
- Informe de Rendimentos: documentos fornecidos pelo seu empregador, bancos e outras fontes de renda, incluindo salários, aposentadorias, alugueis, investimentos, etc.
- Comprovantes de Despesas Dedutíveis: comprovantes de despesas com saúde, educação, contribuições previdenciárias, pagamentos de pensão alimentícia, entre outros.
- Documentos de Bens e Direitos: aqui entram as escrituras de imóveis, documentos de veículos, extratos bancários, declarações de aplicações financeiras, etc.
- Comprovantes de Dívidas e Ônus Reais: contratos e extratos de financiamentos, dívidas e empréstimos.
- Outros documentos relevantes: CPF dos dependentes, recibos de doações incentivadas, documentos de rendimentos recebidos acumuladamente, entre outros.
Já conhece a ferramenta da Receita Federal?
Agora, a Receita Federal possui um programa que facilita o preenchimento e envio da sua declaração. Disponível para download no site da Receita, a plataforma é de fácil acesso e oferece diversas funcionalidades – inclusive a importação de dados de anos anteriores, cálculo automático de impostos e verificação de pendências. Após importar seus dados, você pode revisar as informações, ajustar o que for necessário, e enviar diretamente pela plataforma.
Esteja atento para evitar erros!
Seja realizando o preenchimento por meio da plataforma da Receita Federal ou manualmente, antes de enviar sua declaração, é importante revisar todas as informações para garantir que todos os dados estejam corretos. Certifique-se de que não deixou nenhuma documentação de fora e de que as informações estão atualizadas.
Ao enviar sua declaração, guarde uma cópia (impressa ou digital) para consultas futuras. É importante guardar essa cópia por pelo menos 5 anos após a entrega da declaração.
Se prepare para o IR 2025 e comece a reunir seus documentos para garantir que todos os dados estejam em mãos na hora de realizar sua declaração. Seguindo esses passos, esse processo será mais fácil e tranquilo. Fique de olho nas atualizações dos prazos para entrega e boa sorte!