Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como fazer a Declaração Anual do MEI? Tire suas principais dúvidas

Você que é MEI e tem dúvidas sobre como fazer a declaração anual, vamos te ajudar!  A declaração anual precisa ser feita por todos os microempreendedores e tem como objetivo informar ao Fisco os dados mais importantes da atividade referente ao período declarado. 

Vale dizer que a declaração é super simples de ser feita e 100% online, lembrando que há o limite legal de enquadramento MEI de 81 mil reais de faturamento, mas vamos te ajudar com as principais dúvidas, confira:

 

Diferença DAS MEI x DASN SIMEI

Antes de tudo, é importante explicar e saber diferenciar essas duas siglas que são importantes e fazem parte da rotina de microempreendedores:

  • O DAS MEI é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais, emitido no site da Receita Federal e deve ser pago todo mês.
  • Já a DASN SIMEI é a declaração que deve ser transmitida à Receita Federal uma vez ao ano, como explicamos acima.

 

O que é a DASN SIMEI?

Sigla para Declaração Anual do Simples Nacional do MEI, ela é a forma de todos os MEIs registrarem sua declaração de faturamento bruto, sem incluir gastos e despesas do negócio. Isto é: tudo o que vendeu no ano anterior, independentemente de ter emitido nota fiscal ou não. Além disso, também é preciso declarar se houve contratação de colaborador naquele período.

Atenção: mesmo o MEI que não teve qualquer faturamento no ano, mas manteve o CNPJ ativo, precisa fazer a declaração.

 

Qual é o prazo?

A entrega ocorre sempre até o último dia do mês de maio do exercício seguinte ao declarado. Ou seja, para fazer a declaração referente a 2022, o período de entrega será de 01 de janeiro a 31 de maio de 2023.

Vale dizer que caso você tenha declaração de anos anteriores atrasadas, somente será possível cumprir a entrega do ano vigente, mediante a transmissão de todos os arquivos em atraso, e com o pagamento de multa pela entrega fora do prazo.

 

Como declarar?
Muito mais simplificada do que uma declaração de Imposto de Renda, por exemplo. A DASN é super rápida e 100% online. Basta entrar no Portal do Empreendedor, fazer o login com seu CNPJ, selecionar o ano-calendário e inserir as informações. 

Para conferir o passo a passo completo, acesse o site do Sebrae.

 

Qual a diferença entre DASN SIMEI e Imposto de Renda pessoal?

O MEI exerce dois papéis: tanto o de pequeno empreendedor (Pessoa Jurídica), quanto o de cidadão (Pessoa Física). Sendo assim, cada um deles envolve algumas obrigações.

Entre elas, a entrega da Declaração Anual Simplificada do MEI (DASN SIMEI), como PJ e a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), como PF. 

Se ainda tem dúvida de como abrir o seu MEI, clique aqui.

 

Quem é MEI garante benefícios exclusivos com a Conta PJ da RecargaPay:

Você aproveita os maiores ganhos do mercado. É totalmente grátis, digital e rápida. E ainda é super fácil de usar pelo app e pelo computador!

 

Baixe já o app e cadastre-se.

E sempre que precisar, é só nos enviar uma mensagem pela central de atendimento no aplicativo ou nos nossos perfis oficiais no Instagram, Twitter e Facebook