Saiba como divulgar o seu negócio com mais eficiência
Uma parte essencial do processo de criação e desenvolvimento de um novo negócio é a maneira como ele irá se promover. Seja para captar novos clientes ou se comunicar com eles, manter uma boa reputação ou ser inserido no mercado: uma estratégia de comunicação eficaz gera resultados positivos.
Mas como fazer essa divulgação de forma eficiente e criativa? Essa é uma dúvida muito comum de quem está começando a empreender ou precisa alavancar seus resultados. As alternativas são muitas: desde soluções simples, como a criação de canais de contato ou ações de marketing mais elaboradas.
Pensando nisso, reunimos as principais dicas e estratégias de divulgação para quem está começando um novo negócio. Venha com a gente e saiba mais!
Por onde começar?
Após conferir os primeiros passos para começar a empreender e definir o seu público alvo, é necessário entender qual será o posicionamento da sua empresa em relação a ele. Tenha em mente alguns pontos:
- Quais canais esse público utiliza?
- Quais são seus hábitos de consumo e o que geralmente procuram ao adquirir novos produtos ou serviços?
- Como falam ou se relacionam?
- O que consideram diferenciais em uma marca ou serviço?
- Quais concorrentes utilizam com mais frequência?
- Como entram em contato com uma empresa quando precisam de ajuda?
Entenda a fundo o seu consumidor, dessa forma, você poderá se comunicar com ele de maneira mais perspicaz.
Loja física ou online?
Começar a empreender, aí da sua casa, pode ser mais fácil e possui algumas vantagens:
- Você trabalha de onde estiver;
- Evita gastos com aluguel ou demais despesas que um local demanda;
- Os recursos da internet podem ajudar a fazer o seu e-commerce crescer.
Porém, alguns negócios ainda podem demandar um estabelecimento físico, para estoque de materiais ou prestação de alguns serviços, por exemplo. Avalie todos os cenários e veja a melhor opção para você.
Invista em uma equipe capacitada
Você não precisa ser um especialista em marketing para divulgar o seu negócio de forma adequada. Alguns programas e aplicativos podem ajudar. Mas, investir seu tempo e interesse nesse assunto, é de extrema importância para o crescimento do negócio. Se tiver a oportunidade, conte com a ajuda de profissionais adequados para te ajudarem com isso.
Plataformas de divulgação mais conhecidas na internet
Google Meu Negócio – gratuito e funcional
Essa ferramenta é excelente para quem tem um estabelecimento físico. Nele, é possível inserir o seu endereço, fotos do local, horários de funcionamento e muito mais. Os clientes podem, inclusive, avaliarem e deixarem perguntas ou comentários sobre o lugar. O serviço é gratuito e você pode vincular à conta que preferir.
A dica é: invista em informações relevante e atualizadas e tente ao máximo manter uma boa qualificação, responda aos seus clientes e estimule as avaliações.
Facebook e Instagram – como aproveitar o melhor de cada mídia social
Essas duas redes sociais são as principais quando o assunto é comunicação entre marcas e público Em ambas, você pode configurar o perfil para “Conta Comercial” logo de início ou alterar o seu perfil pessoal. Se optar por integrá-las, anúncios e demais dados serão vinculados entre si, o que pode te ajudar na administração.
No modo Conta Comercial, existem duas modalidades: Criador de Conteúdo ou Empresa, neste caso, a última é a mais apropriada. Depois disso, é só escolher a categoria que sua conta representa.
Tik Tok e Reels – os queridinhos do momento!
O Tik Tok está consagrado como febre mundial. Mas a rede social de vídeos curtos, não serve somente para “dancinhas”, como muitos pensam.
Esse canal pode ser ótimo para aproximar o consumidor à empresa, de forma criativa e divertida. Veja quais são as tendências do momento e aplique o que faz sentido no seu conteúdo.
Recentemente, a plataforma também criou o recurso de anúncios pagos, voltados para empresas. Nela, você pode criar uma campanha, traçar objetivos e aproveitar os resultados, como no Facebook e Instagram.
Apesar de o Reels ter o mesmo mecanismo do Tik Tok, é importante frisar que os conteúdos devem ser adequados para cada rede social. Por isso, defina quais serão postados em cada canal e nada de preguiça!
- Invista em conteúdos curtos e dinâmicos, com músicas que estão em alta, por exemplo.
- Seja criativo! Nem sempre tudo poderá ser replicado, faça a lição de casa e veja o que combina com o seu segmento.
Redes sociais: é necessário estar presente em todas?
A resposta é: depende! Existem diversos canais de comunicação através de redes sociais: feed, stories, interações em grupos, chat, blog, etc., mas como entender quais os canais que fazem mais sentido para o seu negócio? Mais uma vez, será necessário observar os hábitos de consumo do seu público.
Sua vitrine virtual
Nas redes sociais, as pessoas se conectam com o que está mais próximo à sua realidade. Por isso, pense em um plano de postagens e não foque somente em vendas.
- Faça um cronograma semanal ou mensal;
- Mescle suas postagens com conteúdos que conversem com o seu segmento e não somente venda produtos. Por exemplo: se a sua empresa é uma loja de roupas, você pode fazer postagens com dicas de looks para determinadas situações com peças do seu catálogo, por exemplo.
- É essencial que o nome de usuário seja facilmente reconhecido, por isso, tente não inventar muito. Caso o nome escolhido já esteja em uso, tente encontrar a melhor forma de destacar o seu perfil, de forma simples e direta;
- Crie uma logomarca para sua empresa, assim como uma identidade visual e aplique esses conceitos em todas as suas postagens. Quais cores e fontes serão usadas? Terá ilustrações ou fotos reais?
- Faça uma biografia simples e direta. Nesse ponto, ferramentas que reúnem links diretos para o site ou o WhatsApp de contato, podem ser úteis;
- Imagem é tudo! Não poste fotos com baixa resolução ou com muitos textos e pouca visibilidade;
- Explore todos os recursos: use os stories, as ferramentas e os dados que as plataformas oferecem ao seu favor;
- Prova social: poste depoimentos de clientes.
Como utilizar o Marketplace do Facebook e Instagram?
Nas duas redes sociais, existe a possibilidade de venda de produtos e serviços, através de um Marketplace. A ferramenta também é gratuita, pode ser atrelada a grupos de compra e venda e utiliza mecanismos de geolocalização para indicar os anúncios que estão mais próximos do usuário. Outra vantagem, é o canal de mensagens diretas, Messenger.
Perfis pessoais e empresariais podem utilizar esse recurso, porém de maneiras diferentes:
Perfil pessoal: você poderá vender e comprar produtos, sem custo.
Perfil empresarial: será possível divulgar produtos e ter um maior alcance, mas não utilizar a plataforma para venda direta.
Como produzir anúncios
Para anunciar os seus produtos, basta acessar a plataforma Facebook Anúncios e configurar a sua campanha. Os posts aparecerão em feed e poderão inclusive, serem divulgados no Instagram e Messenger. Os principais pontos para definição dos seus anúncios são:
- Reconhecimento da marca
- Alcance
- Tráfego
- Visualizações do vídeo
- Geração de cadastros
- Mensagens
- Conversões
- Vendas do catálogo
- Tráfego para o estabelecimento
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