Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dicas para comprar com segurança na Best Friday

Em 2020, com a  Pandemia da COVID-19 e início do isolamento social no Brasil, o e-commerce cresceu  75% em relação ao ano anterior. 

Com o avanço da vacinação e reabertura dos comércios, a circulação de pessoas em lojas físicas aumentou, porém, as vendas online seguem fortes. Em 2021, é estimado um aumento de até 7% em comparação com 2020.  Nesse cenário, as fraudes se tornam ainda mais frequentes.

Roubo de dados, lojas não autorizadas, falsos vendedores e por aí vaí: os golpes são diversos e é necessário estar de olho. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a ter mais segurança nas compras de fim de ano. Confira!

O que é e quando ocorre a Black ou Best Friday?

O termo “Black Friday” teve origem nos Estados Unidos, e marca a reabertura do comércio após o feriado de Ações de Graça. Nesta data, são aplicadas diversas promoções e descontos em todos os setores de venda.

No Brasil, o evento ganhou destaque em 2010 e inicialmente, era destinado somente a compras online. Isso mudou, e hoje em dia, lojas físicas também participam das promoções. Por aqui, ela ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro (neste ano, no dia 26/11).

É comum, as empresas substituírem o termo “Black” (preto) por outras palavras. Geralmente, a substituição é feita pelo nome da empresa ou por “Best“, (melhor) como usamos aqui na RecargaPay.

Golpes mais comuns

Derivado de “fishing“, que significa “pescaria” na língua inglesa, o “Phishing” é um golpe em que os criminosos têm acesso aos seus dados sem muito esforço, pois você mesmo fornece suas informações pessoais. Isso pode acontecer de algumas maneiras:

– Ao clicar em links com anúncios e promoções que parecem verdadeiras. Neles são solicitados informações como CPF, nome completo e nos piores casos, dados do seu cartão de crédito;

– Quando você acessa a internet através de redes públicas ou dispositivos com vírus e fornece informações pessoais;

– Quando realiza cadastros em sites não confiáveis.

Como prevenir?

Não deixe de seguir esses cuidados essenciais antes de finalizar as suas compras:

– Confira a reputação da loja, buscando por avaliações ou reclamações em sites de busca;

– Verifique se o endereço do site visitado está compatível com o domínio oficial da loja. Procure também pelo cadeado de autenticação.

– Desconfie de links recebidos por: SMS, e-mail, WhatsApp ou demais canais de contato;
– Prefira o atendimento oficial da marca e não forneça informações sensíveis, como senhas ou dados de pagamento, por exemplo;

– Desconfie de promoções agressivas: a gente sabe que desconto é sempre bom, mas não acredite em anúncios mirabolantes. Na dúvida, contate a empresa nos canais oficiais;

Comprei e não recebi: e agora?

Comprou, pagou e o produto não chegou? Esse golpe é muito comum em época de Best Friday. Para se prevenir, compre em sites que confia ou que já tenha efetuado uma compra anteriormente. Além disso, verifique os selos de autenticação. Se mesmo assim ficar em dúvida, veja depoimentos e reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui. 

Conte com a gente!

Aproveite os nossos recursos para ter mais segurança nas compras. Com o Cartão Pré-Pago Virtual RecargaPay, você previne surpresas indesejadas, como compras não reconhecidas. Basta recarregar apenas com o valor que vai utilizar naquela compra.

Se mesmo assim você ainda ficar com um pézinho atrás na hora de fornecer os seus dados em sites de compra online, prefira comprar através de boleto bancário. Você pode inclusive, pagar este boleto com a gente e parcelar em até 12x.

Best Fraude?! 

Este tópico não se encaixa muito em golpe, mas é necessário ficar de olho em promoções falsas, que de mais barato não têm nada!

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), mostrou que, desde junho até novembro de 2020, algumas categorias de produtos tiveram aumento de até 70% no preço aplicado nos meses antecedentes à Best Friday. Essa variação ocorre para aplicar valores irreais disfarçados de promoção.

A dica é: tá namorando um produto há um tempo? Pesquise os preços com antecedência!  Veja em diversas lojas e compare os valores antes de comprar para não ser enganado.

Essas dicas podem ajudar  muito na hora de aproveitar a sua Best Friday! Compartilhe com mais pessoas e evite golpes. Boas compras!