RecargaPay ultrapassa 400 colaboradores e desenvolve novo processo de onboarding
Onboarding com base no trabalho remoto habilita novos contratados a conhecerem a cultura da companhia e estimula interação com parceiros de trabalho
Ao longo do último ano, a RecargaPay quase dobrou seu quadro de colaboradores e, para aproximar e integrar os novos funcionários da melhor forma, a fintech aperfeiçoou o processo de contratação com a implementação de diferentes iniciativas. Desenvolvido ao longo do último ano, o programa de boas-vindas é totalmente novo e remoto. Com escritórios em São Paulo, Buenos Aires e Miami, a empresa tem o objetivo de fazer os colaboradores de qualquer região se sentirem acolhidos e prontos para desempenhar suas funções.
Para a companhia, os colaboradores que chegam precisam ter noções de diversidade, compreender a necessidade de realização, independência e senso de colaboração. “A RecargaPay tem uma preocupação muito grande com o bem-estar dos colaboradores. Estamos crescendo e recebendo cada vez mais talentos, por isso, é importante transmitir nossa cultura e fazer com que todos se sintam preparados para começar uma jornada de trabalho.” comenta Juliano Rodrigues, vice-presidente de Recursos Humanos da RecargaPay.
Como uma empresa que já nasceu no ambiente digital, a RecargaPay não passou por dificuldades para se adaptar ao home office imposto pela pandemia do COVID-19. Colocando a segurança de seus colaboradores em primeiro lugar, a fintech adotou o trabalho remoto como uma medida de segurança antes mesmo da quarentena ser uma recomendação oficial e, com agilidade, os procedimentos que antes eram presenciais passaram a ser feitos à distância. É o caso das contratações e do onboarding, processo de adaptação de um novo colaborador.
“Independentemente da área em que atua, o onboarding é um primeiro passo importante que pode interferir em toda a experiência do funcionário na empresa. O começo de um novo trabalho pode ser um desafio e queremos que todos se sintam à vontade, seguros e informados.” comentou o executivo. Para isso, logo na contratação, a RecargaPay compartilha com o novo colaborador um cronograma personalizado de seus primeiros dias, e um kit com itens de trabalho e presentes, como computador, caneca, camiseta, entre outros.
A programação é criada de acordo com a área que o novo integrante irá atuar e faz parte de um processo de imersão que, além de fazer o contratado se sentir integrado, contribui para o seu bom desempenho na empresa. A primeira semana é recheada de encontros com diferentes áreas para que o colaborador conheça todas as equipes, além da sua própria. Ao final desse período, o time de recursos humanos realiza um encontro com os novos colaboradores para entender como se sentiram e o que pode ser aprimorado no processo.
A autonomia e autenticidade de cada pessoa são fatores importantes para a cultura organizacional. Por isso, os novos colaboradores são incentivados a opinar e trazer insights sobre o negócio, caso queiram. Ainda, como parte da imersão do onboarding, o novo colaborador também é designado a um “buddy” – como a tradução já indica, é um colega da empresa que o acompanhará pelos seus primeiros 90 dias de adaptação, dando suporte no dia a dia e sanando eventuais dúvidas.