Quer começar o ano economizando? Revise seus gastos e assinaturas
O início do ano é uma época de recomeços, então porque não separar um tempo para revisar seus gastos recorrentes e assinaturas de serviços para entender o que já não faz mais sentido para sua realidade? Você pode encontrar despesas desnecessárias, oportunidades de renegociação e achar formas de economizar ou redirecionar seu dinheiro para investimentos melhores.
Já tem uma planilha de gastos recorrentes? Se ainda não lista e organiza os seus gastos, agora pode ser a hora perfeita para começar. Faça um levantamento de suas assinaturas de serviços e dos seus gastos fixo mensais para ter uma ideia do dinheiro que está saindo e para onde vai. Inclua na lista as assinaturas de streaming (como Netflix e Spotify), planos de academia, contas de telefone, internet e TV a cabo, entre outros serviços mensais.
Agora é hora de avaliar!
Depois de colocar no papel todos os seus gastos e ter visibilidade de tudo que está gastando, é hora de entender a necessidade de cada um. O quanto você utiliza esses serviços? O custo benefício é válido? Ele pode ser substituído por alguma opção mais barata ou até mesmo gratuita? Existe sobreposição de serviços? Os valores que está gastando, valem a pena para seu momento atual?
Caso perceba que não está utilizando os serviços, considere cancelar sua assinatura. Caso queira voltar a assinar, será possível, mas assim você economiza enquanto não estiver usando. Também é importante considerar entrar em contato com aqueles que são mais importantes, mas estão muito caros. Pode ser que consiga renegociar as tarifas ou encontrar promoções para pagar um valor mais baixo. Assim você não deixa de ter acesso ao serviço, mas consegue economizar com aquela conta.
Faça disso um hábito!
Ainda que esteja aproveitando o início do ano para revisar seus gastos, fazer disso um hábito, pode te ajudar a manter as finanças sempre em ordem e evitará o acúmulo de despesas desnecessárias. Ainda, pode encontrar promoções ao longo do ano e tirar vantagem disso.
A economia pode parecer pouca, mas como são gastos recorrentes, no final do ano será um valor considerável que economizou ou reinvestiu em outras coisas. Com organização e disciplina, você poderá reduzir seus gastos e redirecionar esses recursos para poupança, investimentos ou outras prioridades financeiras. Repense o óbvio e encontre mais oportunidades de economia para o seu bolso. Comece o ano com as finanças organizadas e mais saudáveis!