Procura por crédito cresceu 52%, de acordo com estudo da RecargaPay
Empréstimos solicitados foram para refinanciamento de dívidas e contas residenciais
Há mais de ano os brasileiros sofrem com o impacto da pandemia e, mesmo com a proximidade de uma possível retomada da economia possibilitada pela vacinação, diferentes produtos e serviços continuam passando por aumentos, como a conta de luz, gás de cozinha e combustível. O futuro próximo não deve melhorar este cenário: como uma alternativa para manter os pagamentos em dia, as soluções digitais têm oferecido mais praticidade e menos burocracia para aqueles que precisam solicitar empréstimos. Segundo estudo realizado pela RecargaPay, aplicativo de pagamentos e serviços financeiros digitais, entre maio e julho de 2021, a oferta de crédito aumentou 52% em comparação com o mesmo período do ano anterior, período em que os brasileiros já estavam enfrentando a pandemia.
O principal destino dos empréstimos concedidos pela plataforma foram o refinanciamento de dívidas e contas de varejo e residenciais, como serviços de telecomunicações e energia. Ainda, segundo a análise, outros setores vêm ganhando destaque: empréstimos concedidos para pagamentos de contas de saúde tiveram um aumento de 68%, enquanto pagamentos de seguros e educação cresceram mais de 63% cada. Os empréstimos para custos de alimentação também chamam a atenção, com um aumento de 45%.
“Os números refletem as preocupações dos brasileiros no período. A saúde se tornou questão central nas discussões públicas e pudemos observar esse movimento no pagamento das contas relacionadas. As prioridades dos usuários que solicitam empréstimo continuam sendo as contas residenciais, mas percebemos que vai além, ajudando também outros aspectos de suas vidas,” diz Gustavo Victorica, cofundador e COO da RecargaPay. Ainda segundo o executivo, a plataforma utiliza uma metodologia proprietária na análise de crédito, o que facilita o empréstimo para pessoas que muitas vezes não conseguem em outras empresas.
Outro movimento importante que reflete o comportamento dos brasileiros é o aumento no preço do gás de cozinha. Com isso, os usuários da RecargaPay encontraram no app um aliado para contornar a alta nos preços, já que a plataforma oferece alguns benefícios, como cashback, descontos e parcelamento na hora dos pagamentos.