Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O PIX é seguro? Como se proteger e evitar fraudes

O Pix foi lançado em novembro de 2020, pelo Banco Central do Brasil (BACEN). No início, muitas dúvidas surgiram, mas atualmente, o serviço já está consagrado como a forma mais rápida e prática de fazer transações financeiras entre os brasileiros. 

No entanto, é importante se atentar a boas práticas para não cair em golpes. Veja algumas dicas que vão te ajudar a  garantir mais segurança ao usar o Pix.

É seguro mesmo?

Através de uma tecnologia extremamente avançada,  os dados do Pix trafegam em um sistema protegido que é criptografado de ponta a ponta. Essas informações são decifradas somente quando chegam ao destino.

No total, são três camadas de proteção: 

  • A primeira é responsabilidade das instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central a participar do Pix. Elas cadastram e ativam as chaves, por isso, é importante lembrar que o Pix só ocorre dentro do App ou Internet Banking destas instituições;
  • A segunda é responsável pela validação dos dados. Ao utilizar o serviço, é necessário identificação do usuário através de senhas, token, biometria ou outra forma de acesso à conta;
  • A terceira camada é a ativação das chaves. Nessa etapa, é criado um código criptografado enviado ao Banco Central e à Instituição financeira. Isso faz com que o dado seja protegido e as informações enviadas através dele estejam totalmente seguras.

Contatos suspeitos? Não caia nessa!

Como mencionamos acima, é importante lembrar que o Pix só acontece dentro das plataformas financeiras e nunca fora delas. Por isso, desconfie de links suspeitos, mensagens ou ligações solicitando dados de acesso.

Ficou com dúvida durante alguma etapa? Entre em contato com a instituição. Aqui no RecargaPay, é só acessar o nosso canal oficial.

Chave ou Senha? 

As chaves Pix são dados que identificam a sua conta para receber pagamentos ou transferências. Não os confunda com senhas, por exemplo. A dica é: anote qual chave cadastrou em cada plataforma para não se confundir.

QR code: é seguro?

É sim, mas é importante verificar a autenticidade desse código. O Pix permite pagamentos via QR Code, basta apontar a câmera do seu celular. Dá pra pagar contas, estabelecimentos, fazer transferências e muito mais.

Porém, para evitar golpes, sempre verifique o destinatário antes de finalizar a transação, beleza?

Redes sociais

Quem não gostaria de receber um Pix inesperado, né? Mas cuidado! Não poste suas chaves Pix em redes sociais. Seus dados são muito preciosos! Os divulgue somente com pessoas de sua confiança, beleza?

Agora que você já sabe como garantir mais segurança com o Pix, veja todas as vantagens de usar esse serviço no nosso App. Além da praticidade, você tem descontos exclusivos!

Fique atento às nossas dicas de segurança e sempre que precisar, é só entrar em contato com a gente!