Entenda o que é o IPCA
Se já ouviu falar de inflação, com certeza já deve ter ouvido falar na sigla IPCA. Você sabe o que significa e como impacta o seu dia a dia? O RecargaPay te ajuda a entender.
O que é o IPCA?
IPCA é a sigla para Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ele funciona como um termômetro da inflação no País, medindo a variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras. Calculado todo mês pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice é divulgado todo mês.
Na prática: Se o IPCA subir, significa que os preços aumentaram. Se ele diminuir ou estabilizar, quer dizer que a inflação desacelerou ou estabilizou.
Como é calculado?
O cálculo do IPCA é feito com base na pesquisa dos preços de alguns itens que fazem parte da rotina da população, em comparação com os valores do mês anterior. A pesquisa considera o consumo das famílias brasileiras que possuem rendimentos mensais de 1 a 40 salários-mínimos para garantir uma cobertura de 90% das áreas urbanas pesquisadas pelo IBGE.
Alguns dos itens analisados são:
- Alimentação e bebidas (como arroz, feijão, carne, leite…)
- Habitação (contas de luz, gás, aluguel…)
- Transportes (gasolina, passagem de ônibus, manutenção de veículos…)
- Saúde e cuidados pessoais (remédios, planos de saúde…)
- Educação (mensalidades escolares, cursos…)
Cada grupo de gastos tem um peso diferente no índice, sendo os maiores atribuídos a transporte, alimentação e habitação Os menores são os artigos de casa e vestuário.
Como cada família possui um hábito diferente de consumo, que se encaixam em realidades diferentes, pode ser que o seu índice pessoal seja diferente do IPCA geral – esse, uma média abrangente da população.
Qual o impacto do IPCA?
O IPCA é um indicativo da inflação, portanto, impacta desde o seu poder de compra, até os juros e investimentos. Se o índice estiver alto, é um indicativo de que os preços estão subindo e o seu poder de compra pode ser afetado. O custo de vida pode aumentar se o seu reajuste de salário não for proporcional.
No caso dos juros, o IPCA é usado para definir a taxa Selic. Sendo assim, os juros de cartão de crédito, financiamentos e empréstimos podem aumentar em uma tentativa de conter a inflação.
Como reflexo dos preços e custo de vida, o IPCA é um dos principais indicadores econômicos do Brasil, portanto o seu impacto no dia a dia dos consumidores é alto. Acompanhar o índice pode te ajudar a tomar decisões sobre a forma mais eficiente de lidar com seu dinheiro. Fique de olho na inflação e proteja o seu bolso!