Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dicas para definir metas financeiras para 2022

O ano novo entrou e a gente tá como? Pensando em terminar ele melhor do que começou! Ainda bem, afinal, é pra frente que se anda! 

Então é hora de começar a planejar quais serão as metas financeiras para os próximos meses. Mas antes de começar, pense quais são seus objetivos. Afinal, o que você quer realizar? E, principalmente, quando quer realizar? 

Bora dar o primeiro passo?!

Primeiro pense no que é mais importante pra você. Pagar uma dívida? Fazer um curso? Uma viagem? Comprar um carro? Ou dar entrada num imóvel? Separe papel e caneta, você vai precisar deles pra se planejar. Mas antes de mais nada, você precisa saber que existem três tipos de metas: as de curto, médio e longo prazo. Sem estabelecer um prazo, você pode acabar adiando as ações necessárias pra realizar – e não chegar em lugar nenhum. 

Curto Prazo

Aqui, você deve pensar nas necessidades mais urgentes ou imediatas. Um bom exemplo é a quitar uma dívida ou juntar uma grana para investir em um curso profissional ou em material de trabalho.

Médio Prazo

É quando você tem projetos maiores, que demandam maior investimento para serem alcançados. Em termos de tempo, você deve considerar a realização por um ou dois anos. Por exemplo, fazer uma viagem internacional ou comprar um carro popular.

Longo Prazo

Necessitam de muito planejamento e compromisso, já que levam mais de cinco anos para serem realizadas. Um exemplo é dar entrada em um apartamento pra sair do aluguel ou garantir sua estabilidade financeira no futuro.

Agora que você já sabe o que são metas de curto, médio e longo prazo, é hora de aprender na prática como estabelecer as suas. Confira o passo a passo abaixo. Assim você não pula nenhuma etapa e pode alcançá-las com maior facilidade. 

Você já ouviu falar do método SMART? Ele é um meio que te ajuda a alcançar seu objetivo, avaliando se a meta é:

  • S: Specific – Específica
  • M: Measurable – Mensurável 
  • A: Achievable – Alcançável e realista
  • R: Relevant – Relevante para seus objetivos
  • T: Time Based – Atreladas a um prazo

Agora, vamos às dicas práticas!

Passo 1: Determine seus objetivos 

É importante lembrar: o objetivo é aquilo que você quer alcançar. Suas metas financeiras são tarefas menores que vão te ajudar a chegar lá. Por exemplo, se seu sonho é comprar uma casa, você terá como intuito conseguir dinheiro para a entrada e uma renda que cubra as prestações. Então, o primeiro passo é saber qual seu desejo – e em quanto tempo você quer alcançá-lo. 

Passo 2: Identifique etapas e estabeleça prazos

Agora que você já sabe onde quer chegar, é muito mais fácil identificar o que você precisa para isso. Essas etapas, ou tarefas menores a cumprir para conquistar seu sonho,Lembre-se do método SMART. Essa é a hora de se perguntar se a meta é: 

  • Específica? Ou seja, eu sei quanto dinheiro preciso?
  • Mensurável? É possível acompanhar o desempenho dela com números? 
  • Realista para minhas condições de vida e pode ser alcançada sem comprometer outros fatores?
  • Relevante para o meu objetivo final? Ou seja, vai me ajudar a conquistar meu objetivo? 
  • Eu posso estabelecer um prazo realista para essa meta? 

Depois desse processo, você já tem o seu plano de ação! Mas ainda é preciso se organizar para alcançá-las. Então, divida essas etapas em curto, médio e longo prazo. 

Passo 3: Seja realista

Criar desafios que tirem você da sua zona de conforto é muito importante. No entanto, você também deve considerar sua segurança. Planos ambiciosos demais podem fazer mais mal do que bem. Você pode acabar correndo riscos desnecessários ou comprometendo o padrão de vida da sua família. E tem outra: cada vez que você não consegue atingir uma etapa, acaba se desmotivando. Muitas pessoas desistem do planejamento financeiro porque estabelecem expectativas intangíveis. É difícil continuar tendo disciplina e motivação se você nunca consegue atingir seus objetivos. Então, é importante ser realista mas ainda assim se desafiar

Passo 4: Organize o planejamento

Você já estabeleceu metas financeiras de qualidade, que são realistas e que vão te levar para mais perto dos seus objetivos. Agora, é hora de colocar seu plano no papel – ou, melhor ainda: em uma planilha.

Organizar seu planejamento em um documento que possa ser consultado e atualizado é fundamental. Dessa forma, você sabe como está se saindo, o que ainda precisa fazer e como pode melhorar seu desempenho.  

Passo 5: Acompanhe seu desempenho

Uma boa meta pode ser medida de maneira objetiva. Assim, você sabe exatamente como está seu progresso e, principalmente, se ele está de acordo com os prazos estabelecidos. Isso é verdade para qualquer tipo de planejamento. Mas, quando falamos de dinheiro, é ainda mais importante que você acompanhe os números de perto. 

Se você nunca consegue atingir suas metas de curto prazo, por exemplo, talvez seja necessário fazer alguns ajustes. Se você acompanha seu desempenho de perto, é mais fácil identificar onde você pode fazer melhorias. 

Se uma meta não foi atingida, vale a pena se perguntar: 

  • Ela era realista? 
  • O que me impediu de atingí-la? 
  • O que posso fazer para ter uma performance melhor ?

Para responder essas perguntas, você precisa ter um controle detalhado do quanto ganha e do quanto gasta. Tudo isso vai te ajudar no processo. E ao longo do tempo, vai permitir que você cumpra as tarefas  

Gostou desse conteúdo? A gente tá aqui torcendo pra que você possa fechar esse ano com muitas realizações e ainda melhor do que começou. Bora lá