Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dicas de segurança para não cair em golpes nas redes sociais

Segundo dados da Serasa Experian, a cada 7 segundos há uma tentativa de fraude no Brasil.

Nas últimas semanas vários crimes digitais aconteceram deixando todo mundo em estado de alerta. Milhares de perfis nas redes sociais foram invadidos. E logo depois que os hackers entram nas contas, começam a pedir dinheiro, além de anunciar vendas enganosas e dar diferentes golpes nos seguidores dos usuários lesados.

Para evitar que você caia em golpes como esse, preparamos algumas dicas de segurança:

Verificação em 2 etapas

A confirmações em duas etapas ou autenticação de dois fatores é um processos de segurança muito simples e rápido, além da senha.

Viu um anúncio suspeito ou de um produto que te interessou?

Converse com a pessoa antes de comprar algo anunciado nas redes sociais. Se for uma pessoa conhecida, você fazer perguntas específicas para saber se é ela mesmo. Ou pode ligar pra entender melhor se está conversando com alguém de confiança, e não com um golpista.

Não empreste dinheiro pela internet

Cuidado com pedidos de empréstimo de dinheiro por Whatsapp ou pela internet. Marque um encontro ou ligue pra pessoa. Quando você toma esse posicionamento, caso se trate de uma tentativa de golpe, o criminoso foge.

Nunca passe a senha para outras pessoas

Não dê essa informação, mesmo que se trate de familiares e conhecidos. Marque de conversar com a pessoa e entenda como pode ajudá-la.

Tenha cuidado ao clicar em links desconhecidos

Muita cautela com links recebidos através das plataformas, seja por rede social ou por aplicativo de mensagem. Uma das formas mais comuns de roubar usuários de redes sociais é pela captura de dados, que costuma acontecer quando as pessoas clicam em links suspeitos.

Evite se expor

Atenção a qualquer tipo de dado que você coloca na internet. As redes sociais não exigem informações oficiais de dados pessoais, como nome completo ou CPF. Você pode colocar seu nome e a inicial do seu sobrenome, por exemplo.

Deixe seu perfil privado

Quanto menos público for o seu perfil, menor é a chance de você ser vítima de um crime cibernético.

Gostou dessas dicas? Em breve a gente traz mais!