Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dicas de Marketing Digital pro seu negócio

Em um mundo cada vez mais conectado, ter uma presença online bem construída é fundamental para se destacar entre seus concorrentes e aumentar a visibilidade da sua marca.

O Marketing Digital reúne conhecimentos importantes para todos os tipos de negócio, sejam eles online ou não. 

Mas você sabe o que é Marketing Digital?

É uma vertente do marketing que reúne estratégias e ações para satisfazer os desejos dos clientes e consumidores pela internet. É por meio dele que diversos negócios conseguem gerenciar sua marca, construir uma autoridade online e divulgar produtos e serviços de forma estratégica e eficiente.

Mas você sabe como usar as suas estratégias de forma eficiente?

Para te ajudar, selecionamos 5 dicas de marketing digital que podem ajudar a impulsionar o seu alcance na internet e aumentar as suas vendas.

  1. Identifique as personas do seu negócio

Persona ou buyer persona é a representação do que pode ser o seu “cliente ideal” de um negócio.

Diferente do marketing tradicional, que aborda os conceitos de público-alvo e segmento, que são mais abrangentes e dizem respeito a um grupo de clientes em potencial que possuem características em comum, o marketing digital vai um pouco além. Como é uma estratégia muito mais personalizada, é necessário entender mais profundamente sobre um cliente em específico.

Por isso, para criar ações ainda mais personalizadas e eficientes, você precisa mapear as características e personalidade daqueles ou daquele que é considerado seu cliente ideal.

Identificar quem são os potenciais compradores do seu produto ou serviço é o primeiro passo para desenvolver a sua estratégia de marketing digital.

Parece complicado? Um exercício pode te ajudar.

Entre todos os seus clientes, quem são seus clientes ideais? Pense neles e responda às seguintes perguntas:

  • Existe uma predominância de gênero, profissão, idade e região onde eles moram?
  • Quais os motivos que fazem essas pessoas encontrarem na sua marca a solução para um problema?
  • Se você oferece mais de um tipo de produto ou serviço, consegue identificar as diferenças entre quem compra cada um deles?

Depois dessa análise, é a hora de sintetizar tudo isso em personagens fictícios que representam as expectativas e comportamentos do seu consumidor real.

Esses perfis de pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo que você está divulgando são chamados de personas.

  1. Busque palavras-chave

Você já ouviu falar em palavras-chave? Elas são o conjunto de palavras, frases ou conceitos que sintetizam o ponto principal de um assunto.

No marketing digital, as palavras-chave são usadas para orientar a construção de sites, posts de blog, landing pages, entre outros conteúdos.

Existem dois tipos de palavras-chave:

  • Cauda curta (short tail): são termos mais abrangentes, com uma a duas palavras, que geralmente têm um volume de buscas maior, mas que não são tão úteis para conversão, e, sim, para gerar tráfego.
  • Cauda longa (long tail): são termos mais específicos, com mais de duas palavras, que oferecem mais chance de conversão, já que atraem um público mais segmentado.

Se você trabalhar essas palavras juntamente às técnicas de SEO, é bem provável que suas páginas fiquem bem posicionadas nos mecanismos de busca e recebam mais cliques.

Isso acontece porque quando uma pessoa acessa o Google, por exemplo, e procura por um determinado assunto, intuitivamente ela utiliza esses termos.

Ou seja, usar palavras-chave em seus conteúdos faz com que você atinja o público que está te procurando.

Dessa forma, é essencial que você conheça os principais termos relacionados ao seu negócio. Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas de palavras-chave que tornam esse trabalho muito mais rápido e preciso.

Estas ferramentas apresentam o volume de buscas dos termos pesquisados, mostram outras sugestões e te ajudam a estruturar sua estratégia com base em dados e tendências.

  1. Produza bons conteúdos

Como dissemos anteriormente, um conteúdo que utiliza as palavras certas terá maior chance de aparecer nos primeiros lugares de uma busca.

Mas não basta fazer com que as pessoas cliquem no seu link, elas precisam se interessar pelo que vão encontrar ali. Ou seja, a base para uma boa estratégia de marketing digital está nos conteúdos de qualidade, bem produzidos e com informação útil.

Entregar as respostas que os usuários procuram é um fator determinante para criar um relacionamento com seu público-alvo e, possivelmente, convertê-los em clientes fiéis.

Dedique um tempo para encontrar as pautas e temas relevantes para a sua audiência. Pense em como o seu negócio pode ajudar essas pessoas a encontrarem soluções para os seus problemas.

Não se esqueça de incluir conteúdos que serão valiosos por um longo tempo, ou seja, conteúdos duradouros, que não têm data de validade e que serão atuais e úteis mesmo tendo se passado anos.

Esse tipo de conteúdo é super importante pois ajuda não somente a gerar tráfego constante para seu site, como também contribui para a construção da autoridade de sua marca online.

E para que as suas ideias não se percam, é importante criar um calendário de marketing. Nele, você reunirá todas as ações que pretende executar, estabelecerá prazos e metas e conseguirá organizar melhor o seu tempo.

  1. Esteja presente nas redes sociais

Mesmo que o seu negócio não seja digital, as pessoas vão buscar informação sobre você na internet. E, se elas não te encontrarem, provavelmente, encontrarão seus concorrentes.

Por isso, é fundamental que você esteja presente em todos os canais que seu público frequenta para consumir informação.

Além de sites e blogs, as redes sociais são um importante canal de divulgação e relacionamento com seus clientes.

Estar presente digitalmente é uma forma de conversar diretamente com seu público, gerar engajamento e identificação com a sua marca, responder dúvidas e fazer ofertas.

Ao construir uma relação de confiança com seus clientes e potenciais clientes, você faz com que eles sejam influenciadores poderosos em seus círculos de amigos, parentes e colegas de trabalho.

Lembre-se de que todas as plataformas utilizadas para as suas estratégias de marketing digital devem estar alinhadas com o discurso da sua marca. Portanto, tenha em mente qual é o tom, a voz e o posicionamento da sua empresa.

  1. Tenha um domínio próprio

Ter um domínio próprio, ou seja, um endereço próprio na web, é extremamente importante. Tanto para passar profissionalismo, como também para atrair mais visitantes e conquistar novos clientes.

Com isso, você consegue registrar um url personalizado em seu site, registrar um email com o nome do seu negócio e ainda tem a possibilidade de criar subdomínios.

E sem contar também com as vantagens que ter um domínio proporciona para suas ações de marketing digital.

Você ganha pontos nas ações de SEO, consegue criar anúncios com o Google e registrar-se em outras ferramentas imprescindíveis para negócios digitais, como o Google Shopping, por exemplo.

Ao passar tal profissionalismo, as pessoas certamente vão confiar mais no seu site e vão tornar-se clientes com menos objeções.

Gostou dessas dicas? Em breve a gente traz mais!

Impulsione seus ganhos com o RecargaPay

O RecargaPay traz para o seu negócio os melhores benefícios do mercado:
Ferramentas de cobranças (maquininha de cartão, chave PIX, QR Code, entre outros), desconto em pagamento de contas e boletos, atendimento personalizado 24h e muito mais! Cadastre seu negócio e saiba mais!