Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como se preparar para declarar o Imposto de Renda como MEI

Está chegando a hora de prestar contas com o Leão: a declaração do Imposto de Renda 2025 pode ser realizada a partir de março. Não deixe para última hora e já separe os seus documentos!

Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), é importante estar preparado para a declaração de Imposto de Renda para manter seu negócio em dia. Separamos tudo que precisa saber para facilitar esse processo e garantir que tudo esteja em ordem para sua declaração. 

Como MEI, você precisará entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que é diferente da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Para facilitar o seu processo quando chegar a hora, já tenha os documentos necessários separados. São eles:

  • Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que é a comprovação do faturamento anual do seu negócio.
  • Comprovantes de Recebimentos, como recibos, notas fiscais e extratos bancários que demonstrem os ganhos obtidos.
  • Despesas e Deduções, que são as notas fiscais e recibos que comprovam as despesas do negócio, como aluguel, energia elétrica e outras deduções permitidas.
  • Informes de Rendimentos. Caso tenha outras fontes de renda, como emprego formal ou aplicações financeiras, é necessário reunir esses documentos.
  • Documentos Pessoais, como RG, CPF, título de eleitor e dados da conta bancária para restituição (se houver).

💰 Sobre o Lucro Tributável
Quer saber se você vai precisar declarar o Imposto de Renda como pessoa física? Para isso, deve calcular o lucro tributável do seu negócio. 

O lucro tributável para um MEI é o valor que será considerado para a declaração de Imposto de Renda, calculado a partir do faturamento bruto anual. Para determinar esse valor, você deve aplicar um percentual de lucro presumido ao faturamento, que varia conforme a atividade exercida: 8% para comércio e indústria, 16% para transporte (exceto carga), e 32% para serviços em geral. 

Caso seu negócio como MEI tenha despesas comprovadas, como aluguel ou contas de energia, elas podem ser subtraídas do lucro presumido, resultando no lucro líquido. Esse valor final será utilizado para verificar a necessidade de declarar o Imposto de Renda.

✅ Esteja pronto para realizar sua declaração
Se quando estiver organizando seus documentos surgirem dúvidas, não hesite em consultar um contador. Sabemos que nem sempre é fácil, então este profissional pode te auxiliar tanto na organização, quanto no cálculo do imposto devido.

Todos os MEIs que querem manter suas obrigações fiscais em dia devem realizar a declaração de Imposto de Renda dentro do prazo. Assim, evitam problemas com a Receita Federal e deixam seu negócio operando de acordo com suas responsabilidades tributárias. Mais tranquilidade para operar e ver sua empresa crescer em 2025!