Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como retificar a declaração do Imposto de Renda

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022 está acabando, mas você sabia que ainda é possível corrigir algum erro ou adicionar informações que estavam incompletas? Dessa forma, você evita cair na malha fina. Então, caso precise fazer alguma alteração depois do envio, iremos ajudar a solucionar as principais dúvidas sobre o assunto.

O que é a retificação

Se após declarar você notou algum erro no preenchimento, não se preocupe, é possível corrigir realizando uma declaração retificadora. Nela, é preciso conter todas as informações declaradas anteriormente e também as alterações, sejam informações adicionais ou até mesmo exclusões.

Qual é o prazo

Você pode corrigir a declaração deste ano, como também a de anos anteriores. É possível retificar as declarações feitas nos últimos 5 anos.

Como fazer

O processo não é tão complicado, mas é importante ter atenção. A retificação é realizada no mesmo programa onde foi feita a declaração original. Sendo assim, abra o Programa de Declaração do Imposto de Renda referente ao ano que pretende alterar. Depois siga o passo a passo abaixo:

  1. No canto esquerdo da tela, dentro do menu “Declaração”, clique na opção “Retificar”, depois disso, selecione a declaração a ser corrigida.
  2. O programa gerará automaticamente uma cópia da declaração que foi enviada anteriormente na aba “Em Preenchimento”.
  3. Você verá que ao lado do nome, aparecerá “Retificadora”, isso significa que essa já é a nova versão a ser editada.
  4. Faça a alteração necessária e aproveite para checar todas as informações.
  5. Antes de enviar, revise atentamente e não esqueça de clicar na opção “Verificar pendências”, para ter certeza que não preencheu nenhum campo errado.
  6. Finalizando, é só clicar em “Entregar declaração”, localizado do lado esquerdo da tela, e pronto.

Não há um limite de retificações, então se mesmo depois de enviar você note algum erro, é possível fazer uma nova declaração retificadora.

Para mais informações, visite o site oficial da Receita Federal.