Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como calcular o reajuste de aluguel?

Seu aluguel vai passar por reajuste? Saiba como é feito o cálculo e se programe financeiramente para manter as contas em dia. 

Mora de aluguel ou é proprietário de um imóvel? O RecargaPay te ajuda a entender como funciona o reajuste de aluguel que acontece anualmente. Para garantir que seja viável para ambas as partes, ele segue algumas regras que devem ser cumpridas. Saiba como funciona o cálculo 💸

O reajuste acontece para atualizar o valor pago mensalmente e refletir a inflação do ano. Como ela mede o aumento geral de preços, também deve ser refletida no valor de aluguel para garantir que o valor cobrado acompanhe o custo de vida ao longo do tempo. O reajuste é calculado a cada 12 meses, contando a partir da data de assinatura do contrato, e é calculado com base em índices de inflação, como IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e, em alguns casos, as partes podem optar por outro índice. É importante que o índice utilizado esteja mencionado em contrato de locação, para que ambas as partes (locador e locatário) estejam de acordo.

Como é feito o cálculo de reajuste?
Em um cenário onde o aluguel é R$ 1.500,00 e o índice de reajuste acumulado seja de 5%: 

⚡ Dicas importantes

Apesar de ser um direito do proprietário, o reajuste do aluguel não é obrigatório e pode ser negociado entre locador e locatário. Entretanto, em cenários de inflação alta, é comum que os inquilinos queiram negociar o aumento para manutenção do valor. Por isso, é importante ter todas as questões acordadas em contrato.

Além disso, acompanhe o índice de inflação para conseguir se organizar financeiramente e não ser pego desprevenido. Sabendo dos índices de inflação, você conseguirá prever de quanto poderá ser o aumento e poderá negociar de forma mais assertiva. 

Quer mais dicas de finanças? Saia do automático e acompanhe o blog do RecargaPay!