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Como aumentar a lucratividade do seu negócio

O novo ano começou e, com ele, você decidiu buscar formas de obter ganhos extras? Se empreender foi a sua escolha e está começando um novo negócio, hoje temos várias dicas úteis pra você.

Desenvolver estratégias para o crescimento financeiro é um dos principais desafios para a maioria dos empreendedores. É um trabalho que exige integrar ações de divulgação, atendimento, otimização dos processos,  gestão eficiente dos recursos e até recursos humanos

Porém, antes de partir para as técnicas para ampliar seus ganhos, precisamos te explicar uma questão muito importante: 

Você sabe a diferença entre lucro e faturamento? 

Entender a diferença entre essas duas métricas é muito importante para saber a real situação financeira do negócio.

Enquanto o faturamento considera apenas a emissão de suas notas fiscais de venda ou prestação de serviços e demais tipos de fatura. O lucro é o cálculo de todo o faturamento subtraindo os custos operacionais da empresa no mesmo período.

A margem de lucro é um indicador importante para um negócio de sucesso. Por isso, é essencial realizar periodicamente esse cálculo e realizar ações que aumentem esse ganho.

Escolher corretamente o seu mix de produtos e serviços

Uma criteriosa análise do que será ofertado é muito importante para atrair, conquistar e, é claro, fidelizar os seus clientes. É essencial conhecê-los muito bem e saber o que eles querem. Aposte em uma variedade de ofertas para que ele encontre tudo em um só lugar. Se necessário, com o tempo elimine aqueles que não possuem uma margem tão atrativa.

Tenha um canal aberto de sugestões e realize testes até encontrar o seu mix ideal. Também é muito importante contar fornecedores e parceiros que ofereçam boas condições para o seu trabalho, faça uma busca criteriosa. É importante garantir aos consumidores qualidade de produtos, bom preço e variedade e, ao mesmo tempo, ter uma boa margem de lucro e condições favoráveis aos seus ganhos.

Invista em ações de marketing

Mesmo sem muita grana, você pode colocar o seu produto ou serviço  na boca do povo! Aposte em boas estratégias de marketing para atrair novas pessoas e virar referência no seu segmento.

Atualmente, as redes sociais sào ótimas formas de você alcançar um público diferenciado e sem grandes custos. Você pode criar páginas onde os seus seguidores fiquem por dentro das novidades do seu serviço e acompanhe condições especiais, ou até mesmo utilizar a plataforma de vendas direta, como MarketPlace do Instagram ou Facebook, para criar o seu e-commerce.

Quer mais dicas para aumentar sua base de clientes a partir do marketing?  É só clicar aqui.

Corte custos desnecessários

Antes de realizar mudanças impactantes a fim de otimizar custos, faça uma organização do seu financeiro, entendendo melhor as despesas, custos, receitas e investimentos. Compare mês a mês, por pelo menos seis meses, e analise onde você pode estar tendo um custo maior do que deveria.

A partir dos pontos identificados, é hora de partir para a ação! Liste onde você pode economizar, de que maneira e em quanto tempo. Assim fica mais fácil  entender quais pontos precisam de mais investimentos e quais podem ser enxutas.

Mantenha seu time motivado

A produtividade da sua equipe está diretamente ligada ao seu bem-estar! Para manter sua equipe engajada e alcançando as metas traçadas, mantenha um diálogo aberto, busque ouvir todas as ideias, sugestões e insatisfações, para ajustar a sua gestão de pessoas. Além disso, é muito importante oferecer possibilidade de treinamentos, apresentar chances de desenvolvimento e executar dinâmicas para valorizá-los e estimulá-los.

Busque estratégias de fidelização

Você sabia que reter clientes pode ser até 5 vezes mais barato do que conquistar novos?

Para isso, é preciso definir estratégias que garantam a qualidade do relacionamento e que  mostre pro cliente a importância que ele tem pra você.

  • Ofereça um atendimento excepcional
  • Faça pesquisas de satisfação
  • Invista na comunicação digital
  • Crie promoções exclusivas 
  • Invista no Pós-venda

Quer mais técnicas para reativar clientes antigos? Vamos te ajudar! 

Re-invista no negócio

Está sobrando uma boa grana? Essa é uma oportunidade para potencializar ainda mais o crescimento! Há várias possibilidades para investir: Elimine dívidas que podem estar comprometendo os seus ganhos, aumente a oferta de produtos e serviços, faça parcerias com outras empresas e aposte em tecnologia, softwares que ajudam na gestão do negócio e aumento da produtividade.  

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