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Carreiras na RecargaPay: UX

Aqui na RecargaPay, muito além de atender às necessidades dos nossos clientes, temos como objetivo encantá-los diariamente. É por isso que contamos com mais de 500 colaboradores que trabalham na busca por evolução e excelência.

Entre os diversos times que são responsáveis pela satisfação dos nossos clientes, está o de User Experience, que está crescendo cada dia mais e com várias oportunidades de desenvolvimento de carreira. Convidamos algumas pessoas do time para contar tudo o que você precisa saber. Vem ver! 

1) O que faz um profissional de UX?

Juliana: Trabalhar com UX é ter como prioridade proporcionar a melhor experiência às pessoas que utilizam determinados serviços. É estar sempre em busca das possíveis dores dos clientes, cuidando de toda a jornada, arquitetando informações e demais pontos de contato entre a plataforma e o público.

Juan: O profissional de UX é responsável por tornar o produto fácil de usar, eficaz, transparente e rápido. 

Vitória: Nós conectamos as pessoas aos produtos, sempre com foco em oferecer a melhor experiência possível. Por isso, nossos projetos devem ser funcionais e de fácil entendimento.

Lucas: Ele é um profissional cuja principal tarefa é criar experiências fáceis e intuitivas para todos os tipos de usuários.

Inti: Ser UX é ir além dos aspectos visuais e focar na parte emocional do design, garantindo ao usuário uma interação simples e intuitiva. 

2) Quais são as habilidades necessárias para trabalhar com UX?

Lucas:  Ter uma base em design pode ajudar muito, mas UX é amplo. Hoje, nesse mercado existem profissionais de todos os tipos: designers, psicólogos, editores, etc.

É essencial também ser observador, ter empatia e conhecimento do negócio em que se trabalha.

Juliana:

  • Comunicação: Nessa área estamos em contato direto com várias equipes no ambiente de trabalho e, principalmente, com os usuários. Sendo assim uma boa comunicação é essencial.
  • Curiosidade e habilidade analítica: Devemos ser curiosos e investigar tudo que possa afetar a experiência do usuário e saber interpretar as informações que temos para melhoria nos resultados.
  • Pensamento crítico e empatia: Treinar nosso pensamento crítico nos permite realizar pesquisas e análises mais coerentes para cada situação. A satisfação dos usuários é o mais importante e para isso precisamos estar sempre em busca de soluções para seus problemas.

Vitoria: Além de conhecimento técnico, é importante ser uma pessoa curiosa, empática e adaptável. Se colocar no lugar do usuário e sempre buscar melhorias é fundamental.

Inti:  O mais importante é conseguir não desenhar para você mesmo ou para seu chefe, mas sempre focar no user e em suas necessidades.

Juan: Empatia, empatia e, depois, curiosidade, ser observador e analítico.

3) Como é trabalhar com UX na RecargaPay?

Lucas: Muito desafiador! Estamos constantemente realizando projetos inovadores e de alto impacto para nossos usuários que ajudam a melhorar as suas rotinas.

Contamos com uma equipe interdisciplinar onde cada um ocupa um papel vital para a área, contribuindo com todo valor.

Juliana: Gratificante e desafiador! Eu iniciei minha carreira na RP no time de CX e naturalmente estava sempre em  contato direto e diário com o usuário, migrar para UX foi como o próximo passo para agir  diretamente na solução de problemas. Temos um time muito colaborativo e alinhado em proporcionar a melhor experiência  para nossos clientes!

Juan:  Trabalhar na RecargaPay é bem legal. O time de UX tem a possibilidade de propor ideias, melhorias e ser o owner de projetos novos. Todo o tempo aprendemos não só dos usuários, também do negócio, produto e outras áreas.

Vitória: Super dinâmico! Estamos sempre melhorando os produtos que vocês já conhecem e também criando coisas novas.

Inti: Nossa! Estou na RecargaPay há vários anos, trabalhar aqui é sempre conseguir se adaptar às mudanças e nunca perder o foco dos objetivos.

4) Por onde começar para me tornar um profissional da área?

Vitória: ​​ É importante ter um portfólio, mesmo que nunca tenha trabalhado na área. Você pode participar de desafios de UX e buscar soluções para produtos fictícios.

  • Se aplicar às vagas, principalmente de nível júnior. Parece simples, mas alguns pré-requisitos podem despertar insegurança. Mesmo assim, se candidate! Você pode se surpreender
  • Aprender os conceitos básicos, como as heurísticas de Nielsen. Você não precisa comprar vários cursos e colecionar certificados, ok? Foque em conteúdos de fontes confiáveis.

Juliana: Busque informações sobre a área, siga profissionais com experiência e que tenham a agregar nessa nova jornada. Participe de eventos e cursos de capacitação e, o mais importante, esteja SEMPRE evoluindo! 

Lucas: Além de estudar algumas carreiras relacionadas a UX, existem muitos livros e cursos que podem agregar valor ao perfil.

Entrar no mercado desde o início ajuda muito a entender todo o processo por trás de uma experiência correta do usuário. Também será relevante entender as áreas que envolvem o UX, como Desenvolvimento de Produtos, entre outras.

Inti: O melhor começo é ser um user você mesma/o!

 Juan: A maior dica é estudar (sempre) e trabalhar. Por exemplo, combinar o curso grátis de Google ou ler o livro “Don’t let me think” e fazer um business case (qualquer aplicativo ou web tem muitas coisas pra ajustar).

Bateu vontade de fazer parte desse time incrível? Acesse nossa página de carreiras e fique de olho nas nossas vagas, aqui.