Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Carreiras na RecargaPay: mulheres em tecnologia

Aqui na RecargaPay, sabemos da importância de oportunidades iguais, independentemente de raça, sexo ou quaisquer outros fatores, e estamos sempre propondo discussões para impulsionar a diversidade em toda companhia.

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, hoje convidamos duas RecargaPayers muito especiais: Giovana Buscarini, formada em Engenheira Civil pela Unicamp e MBA Executivo pelo Insper, e a Simone Marçal, Designer Digital, pós-graduada em Marketing pela ESPM, que comandam áreas de tecnologia e vão dar conselhos para mulheres que desejam fazer parte dessa área.

Tech é para todas! 

Tarefas que exigem raciocínio lógico, como carreiras em tecnologia, segurança de dados e desenvolvimento, historicamente são predominadas por homens. Simone relaciona essa realidade a um contexto antigo:

“De maneira mais abrangente, vejo a posição da mulher na T.I inserido em um contexto mais amplo, ligado a um problema histórico, difícil de se resolver em um curto espaço de tempo. Mas com o apoio daqueles que detém as tomadas de decisões, em suma, lideranças masculinas, há espaço para promover o equilíbrio e proporcionar uma mudança estrutural significativa”. 

Ao ser questionada sobre situações que já passou em uma profissão predominantemente masculina, Giovana comenta: “Mansplaining e manterrupting são os mais comuns. Em geral, esclareço que ainda não terminei meu raciocínio e continuo falando. Isso já é bem menos recorrente do que foi há alguns anos. Se vamos fazer parte da mudança, temos que nos adaptar de alguma forma. Ser a única mulher em uma sala de reunião (ou videoconferência, em tempos de pandemia) acontece, mas já deixei de me sentir diferente e isso não me importa mais”.

Como conquistar o seu lugar?

Independentemente da posição que ocupa, qualquer mulher está suscetível a passar por essas situações em sua jornada profissional. Por isso, nossas RecargaPayers dão algumas dicas valiosas em busca do respeito e ampliação do espaço feminino em meios corporativos:

Crie maneiras de confrontar comportamentos que julgue machistas; não dê um peso a eles, que seja maior que os objetivos profissionais que traçou para você. Não deixe que paralisem a sua evolução.”, aconselha Simone.

“Saiba se posicionar com a sua gestão. Não gostou de alguma situação e isso é relevante para você? Pense em como pode abordar o tema da forma mais assertiva possível, agende uma reunião e fale! Quanto mais nos colocarmos, mais seremos ouvidas.”, diz Giovana.

Faça parte da mudança

Algumas atitudes e crenças estão profundamente enraizadas em todos e podem até passar despercebidas. Por isso, alguns exercícios precisam ser colocados em prática; 

  • Reconheça que reproduzimos falas sexistas, mesmo sem perceber; 
  • Se coloque no lugar da mulher, quando ela afirma estar desconfortável;
  • Ouça e aguarde a sua vez de falar;
  • Consuma conteúdos com representações femininas;
  • Esteja aberto à mudança e use a sua posição, seja ela qual for, para disseminar e apoiar práticas inclusivas.

Como ingressar na área?

Algumas dicas das nossas RecargaPayers para quem deseja iniciar nessa carreira:

  • Foque na sua formação: escolha cursos bons e que te farão aprender e se desenvolver muito.
  • Apoie outras mulheres nessas posições e as use como referência;
  • Faça bons contatos (networking): trabalhou em um projeto bacana com alguém? Chama para tomar um café e aproveita para conhecer um pouco mais sobre a pessoa e o que faz.
  • Se der medo, vai com medo mesmo: acredite e aposte em você!

 “Se está em uma posição onde não enxerga possibilidades futuras de expansão, não force, isso serve para sapatos, mas também para empresas. Hoje temos várias companhias com uma nova percepção e sensibilização de diversidade”, aconselha Simone.

Na RecargaPay sabemos que o primeiro passo é olhar para dentro de casa, reconhecer o problema e materializar soluções. Por isso, começamos a aplicar processos seletivos inclusivos, sem quaisquer tipos de seletividade de gênero. Além disso, perguntas como:  “Quantidade de filhos”, “Estado civil” ou quaisquer assuntos não relacionados diretamente à vaga foram abolidos.

Convidamos você que, assim como nós, acredita em um mercado de trabalho mais inclusivo, a fazer parte do nosso time!  Acesse a nossa página de carreiras: https://recargapay.com.br/carreiras