Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Carreiras na RecargaPay: mulheres em tecnologia

Por trás de todo sucesso e inovação da RecargaPay, existe um time comprometido em oferecer os melhores serviços para os nossos clientes. Nessa missão diária, fazem parte mulheres competentes e corajosas que derrubam todos os obstáculos que são encontrados no setor de tecnologia, ambiente historicamente dominado por homens, e escrevem as suas histórias com muito empenho e sucesso. Hoje, convidamos duas delas para contar as suas trajetórias e inspirar novas mulheres a virem fazer história com a gente.

Oportunidades para todas

Aqui na RecargaPay, entendemos a importância de agir em prol da equidade de gênero e trabalhamos o tema interna e externamente, desde os processos seletivos, passando por ações do nosso comitê de diversidade e encontros de conscientização com convidados que promovem reflexões com toda a equipe. Quer saber sobre as possibilidades de carreira no nosso time? Conheça os perfis das nossas entrevistadas:

A Jéssica trabalha como Product Owner e é responsável pela gestão de alguns produtos que oferecemos no app: “Faço análises para definir o que faz sentido priorizar e também para entender o impacto dos lançamentos. Estou sempre atenta à experiência do nosso cliente e pensando em formas de melhorar os serviços que oferecemos.” 

Já  a Ju, é do time de B.I. e tem a responsabilidade de estruturar, mensurar e facilitar a compreensão dos resultados das campanhas de marketing, compartilhando com as diversas áreas envolvidas: “Coleto  dados para entendermos o comportamento de compra e o perfil de um cliente para identificar quais campanhas adicionar e, assim, fidelizá-los.”

Carreira em áreas de tecnologia

A perspectiva da carreira em Tech é promissora e garante boas oportunidades de remuneração. 

“Já está claro que dados são o futuro e quem sabe manipular está saindo na frente. Isso porque a pessoa tem autonomia para montar as análises que precisar, se adaptar às demandas que surgem e cruzar informações. Esse é um skill que vai ser cada vez mais um diferencial em qualquer área de negócios.”, diz Jéssica.

Para ser bem-sucedida, a Ju ensina: “Acredito que a qualidade ou característica mais crucial para trabalhar com dados é o amor pelos números e o interesse em aprender coisas novas,  toda mulher é capaz de fazê -lo, todos nós temos um desejo natural de prestar atenção aos detalhes”. 

Os desafios das mulheres em tecnologia

De acordo com uma pesquisa realizada pela PretaLab, em parceria com a consultoria global Thoughtworks, a proporção de mulheres trabalhando na área de tecnologia é bem menor em relação aos homens: apenas 31,5% das mulheres ocupam esses cargos. Nesse cenário, nossas RecargaPayers relatam os sentimentos de viver nesse ambiente:

“Eu tinha dificuldade em reconhecer meu potencial, levou um tempo até eu me sentir confiante para  expor a minha opinião e  questionar coisas. Porém, mesmo expondo, tive que aprender a acertar o tom e receber o crédito. Sinto que a mulher necessita provar com mais intensidade o quanto é boa. A sua competência profissional precisa estar evidente de forma que ultrapasse a barreira de ser conhecida como a mulher da sua equipe e seja conhecida como a profissional excelente da sua equipe.”, relata Jess.

Já trabalhei em empresas onde a declaração final de uma mulher recebia pouco crédito, era necessário o aval de um líder masculino para ter confiabilidade.  Hoje,  me deparo com um cenário diferente, temos a palavra e o domínio para seguir e mostrar o melhor que temos a oferecer, mas sei que ainda há um grande caminho a ser conquistado”, diz Juliana.

A desigualdade de gênero no mercado de trabalho

Estudos recentes mostram que a participação das mulheres no mercado de trabalho chega a ser até 20% inferior aos homens. O cenário de pandemia COVID-19 foi responsável por ampliar ainda mais esses números por elas se encontrarem em setores que foram mais afetados e por conta da sobrecarga na dinâmica familiar.  Jess e Ju dão dicas para todas para conquistarem os seus espaços em um ambiente predominantemente masculino. 

Por padrão, sendo mulher não temos muito espaço para errar, principalmente em tecnologia onde a nossa competência é sempre questionada. Isso nos faz ter uma busca maior por excelência. Seja muito boa no que você faz, em cada entrega deixe o melhor que puder. Fica mais difícil tentar te apagar ou te diminuir quando seus resultados são bons! Nós precisamos criar um ambiente de trabalho mais acolhedor para mulheres.”, pontua Jessica.

“O mais importante é mostrar o seu melhor de forma delicada mas firme, prestando atenção aos detalhes e sendo cautelosa ao apresentar ideias. Manter a mente aberta às mudanças e estar conectada às novas tecnologias é fundamental, aprendendo sobre tudo.”, diz Juliana.

Por último, elas deixaram uma mensagem para inspirar a carreira de outras mulheres:

Jessica:  Mesmo sendo poucas em tecnologia, já somos mais do que éramos quando eu comecei no meu primeiro emprego 10 anos atrás. Minha mensagem é que precisamos ser aliadas. Foi uma grande mudança pra mim quando entendi que não faz sentido competir com mulheres e que precisamos empoderar umas às outras cada vez mais. Construa uma relacionamentos com as mulheres que você admira, isso vale muito e vai te ajudar quando precisar. Tenha uma rede de mulheres para te apoiar, nem que seja apenas para compartilhar experiências. Eu tenho amigas que são meu norte quando o assunto é decisões e desafios de carreira, e cada vez mais sou grata por elas.”

Juliana: “Não  se encolha diante de um desafio, ele está aí para ajudá-la a crescer em maturidade e conhecimento. Um ponto importante é lembrar que não há limite de idade para iniciar uma carreira. Descobri minha aptidão para os números e dados  aos 29 anos e tive a oportunidade de iniciar minha formação acadêmica . Estou absolutamente certo de que este foi o melhor caminho para mim  pois amo o que faço  e todos dias entrego o meu melhor. Seja livre para trilhar seu próprio caminho sem interferência do mundo, mesmo diante de muitos preconceitos.”

Se você tem experiência na área ou interesse em fazer parte do nosso time, fique de olho nas nossas vagas, aqui.