Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Carreiras na RecargaPay: lideranças femininas

No passado, ver uma mulher no mercado de trabalho não era uma situação comum. Suas tarefas geralmente eram ligadas à organização da casa e criação dos filhos, elas não tinham o direito de trabalhar e nem participavam de decisões importantes na sociedade. Hoje em dia o cenário está diferente, pouco a pouco elas foram conquistando seu espaço, porém, ocupar cargos de lideranças em empresas ainda é um desafio.

Equidade de gênero nas empresas

Para aumentar a representatividade feminina, é preciso ter um número maior de mulheres não só no quadro de funcionários, mas também em posições de líderes. Aqui na RecargaPay contamos com um Comitê de Representatividade, um espaço de acolhimento, compartilhamento de vivências entre os funcionários, que propõe caminhos para aumentar a diversidade e inclusão.

Hoje, nós convidamos duas líderes mulheres do nosso time para contarem sobre as suas rotinas por aqui:

 “Meu trabalho consiste em fornecer informações fiscais relevantes nas atividades da companhia, isto é, avaliar novos projetos e alterações legislativas de forma a encontrar a melhor tributação e realizar os planejamentos tributários da mesma”, conta Daiane, Tax Manager.

Já Fernanda, é Product Owner de Pagamento de Contas, e dedica-se a analisar dados, definindo e priorizando o desenvolvimento de funcionalidades e melhorias de produtos: “É um papel desafiador e divertido! Pessoalmente, acho muito gratificante ver o impacto do nosso trabalho na experiência do usuário.”

Jornada tripla

Mesmo com o aumento do protagonismo feminino no mercado de trabalho nas últimas décadas, as mulheres ainda são as maiores responsáveis pelo trabalho doméstico e cuidado de crianças e adultos. Segundo levantamento, elas dedicam cerca de 8 horas a mais que os homens nessas atividades na semana. As nossas RecargaPayers também vivem esses desafios: 

Ainda hoje as mulheres levam uma jornada tripla: trabalho, casa, filhos, essa jornada é levada em check no momento da contratação.“, diz Daiane.

“A maternidade também é um outro obstáculo, pois ela pode afetar o crescimento da carreira em níveis executivos”, levanta Fernanda.

Entre outras barreiras, eles também citam os estereótipos ligados à sociedade que carregam características masculinas e que forçam as mulheres a terem dedicação e inteligência emocional maiores, além da necessidade constante de provar suas eficiências. Embora hoje existam mais empresas que acompanham as mulheres nesse ponto, ainda há um longo caminho a percorrer.

Como criar um ambiente mais igualitário?

A transformação deve ser realizada por meio de mudanças em termos de cultura organizacional, políticas internas, quanto em estratégias desde o momento de recrutamento e seleção, processos de contratação e promoção interna.

Daiane alerta para a necessidade de fazer essa avaliação desde o primeiro contato: “Observe, seja na contratação ou na promoção, se os fatos levantados (positivos ou negativos) não estão baseados em preconceitos estabelecidos culturalmente, o que leva a um novo nível de análise e consolidação”.

“Para as empresas, é fundamental criar espaços onde as mulheres tenham oportunidades de ocupar cargos mais estratégicos. Além disso, nós devemos buscar o autoconhecimento e depois nos empenhar para quebrar as barreiras nas possibilidades de crescimento profissional, trabalhar a autoconfiança e perder o medo de errar”.  reitera Fernanda.

Principais características da liderança feminina

Apesar de ainda serem minorias, as líderes femininas possuem características que são essenciais para o sucesso de uma empresa e para a gestão de sua equipe. Alguns dos atributos citados pelas nossas RecargaPayers são:

  • Resiliência
  •  Flexibilidade para obter as soluções,
  • Diferentes pontos de vista.
  • Adaptação para crescer em meio à adversidade
  • Espírito de luta 
  • Aperfeiçoamento para impulsionar o crescimento de outras pessoas.

O futuro é feminino!

Pesquisas indicam que empresas que têm mulheres em cargos de liderança tendem a promover mais o desenvolvimento da carreira de outras mulheres.

Quando uma mulher apoia outra no ambiente corporativo, ela está praticando sororidade no trabalho. Quanto mais mulheres dão esse tipo de apoio umas às outras, mais elas desenvolvem sua carreira e se empoderam, isso gera um movimento de “uma mulher puxar outra” para cargos de gestão.  

 Seja aliada e não concorrente, preste atenção no trabalho que outras mulheres estão realizando e valorize seus esforços e resultados sempre que possível.

Se você apoiar e for apoiada por outras mulheres na sua empresa, mais chances têm de crescerem juntas!

Reconhecer o potencial e promover a autoconfiança de nossos pares é essencial. Parece-me fundamental mostrar solidariedade entre nós e trabalhar para gerar novos caminhos para as mulheres. Crie e se esforce para construir ambientes melhores para trabalhar. “, diz Fernanda.

“Mais do que nunca, nós mulheres precisamos formar uma enorme rede de apoio e proteção, afinal, se as mulheres representam boa parte da força de trabalho, faz todo o sentido que elas ocupem cargos de líderança, inspirando outras mulheres a ocupar posições mais altas.”, afirma Daiane.

Venha fazer parte do nosso time, fique de olho nas nossas vagas, aqui.