Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Boleto falso: confira dicas para identificar e não cair em golpe

Os boletos são uma das formas de pagamentos mais utilizados do país, seja em compras feitas via internet ou em contas como luz, água e condomínio. Mas apesar de usarmos tanto esse meio, será que conseguimos identificar quando ele é falso?

De tempos em tempos ouvimos sobre novas formas de golpes utilizando formas de pagamento, mas a boa notícia é que existem maneiras para se prevenir. Veja algumas dicas:

 

1 – Comece analisando o código de barras

Para se certificar que o boleto é verdadeiro, a primeira coisa a se fazer é conferir os códigos de barras. Se verdadeiro, os números na região superior e inferior serão iguais. Além disso, os três primeiros dígitos da sequência devem corresponder ao código do banco emissor. Se não for o mesmo do banco informado, ele pode ser falso.

Você pode confirmar o código no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

 

2 – Emita o boleto diretamente no site da empresa

Os golpistas utilizam algumas formas de atrair sua atenção. Eles podem enviar e-mails dizendo que houve um erro no pagamento e solicitando um novo ou até mesmo até mesmo com mensagens alarmistas dizendo que você tem uma dívida ou pagamento atrasado. A dica vale também para mensagens recebidas via SMS e WhatsApp.

Por isso, se suspeitar, sempre cheque no site oficial em que realizou a compra e, se necessário, emita um novo boleto por lá.

 

3 – Cheque atentamente os dados do boleto

Sempre verifique o nome do beneficiário e do pagador. Confira também o CNPJ e a data de vencimento. Se quiser ter certeza que o CNPJ está correto, basta fazer uma busca rápida na internet e confirmar se o CNPJ informado é o da empresa que você está pagando. 

Alguns erros de português quase imperceptíveis são utilizados como uma forma de passar batido pelo pagador. Por isso, aqui vale uma atenção extra.

 

4 – Confirme o valor

Pode parecer óbvio, mas o valor do boleto aparece em dois lugares diferentes. A primeira delas é no final do código de barras e a segunda é no espaço dedicado ao valor do documento. Caso os valores estejam diferentes, desconfie. Outro sinal é constar um preço diferente em uma cobrança que costuma ter um valor fixo.

 

5 – Verifique os dados do beneficiário

Por fim, outra dica para você prestar atenção é observar que o CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário. Pode ser que a empresa use seu nome de Razão Social (nome oficial da empresa), no lugar do nome fantasia.

Se o nome do arquivo recebido for desconhecido por você, pesquise no site da empresa ou faça uma busca na internet para se certificar.

Essas são dicas simples e fáceis de colocar em prática, mas que te ajudarão a evitar cair em golpes.

 

Curtiu? Então compartilhe o texto para que mais pessoas saibam se proteger.