Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Profissionais autônomos ou liberais precisam declarar IR? Entenda!

O período de declaração do Imposto de Renda 2022 está chegando! E, com ele, surgem muitas dúvidas sobre a maneira correta de regularizar a situação e evitar problemas com a Receita Federal.

Se você é autônomo ou profissional liberal e está dentro dos parâmetros de obrigatoriedade, deve realizar a declaração. No entanto, seguindo regras específicas. Hoje vamos contar tudo o que você precisa saber!

Pra começar: quem pode ser considerado autônomo?

Trabalho autônomo é toda atividade exercida por um profissional de forma liberal. O profissional autônomo é aquele que presta serviços específicos para uma empresa ou pessoa, sem vínculo de emprego.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

São obrigados a declarar o imposto aqueles que tiveram renda tributável superior a R$28.559,70 em 2021 ou que receberam rendimentos não tributáveis de mais de R$40 mil.

Trabalho com pessoa física

Os rendimentos recebidos de pessoas físicas devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior”. Caso tenha sido realizado o recolhimento mensal de imposto, é possível importar os valores do Carnê-Leão para o programa IRPF.

Há também a possibilidade de preenchimento manual, para isso, será preciso informar o CPF dos clientes para os quais prestaram serviço. Assim como no caso anterior, cada cliente deve ser informado individualmente.

Trabalho com pessoa jurídica

Se os rendimentos forem recebidos de empresas, a forma de declarar é semelhante à dos trabalhadores assalariados, com informe de rendimentos de cada um dos lugares que prestou serviço. Com esses documentos em mãos, insira os rendimentos, o nome e o CNPJ da empresa, o IR retido na fonte e o INSS recolhido na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.

Nos campos disponíveis, será necessário informar o nome e CNPJ da empresa, imposto e INSS recolhidos pela fonte pagadora e o valor líquido recebido.

Deduções

Podem ser deduzidas despesas consideradas essenciais para a execução do trabalho. Sendo algumas delas: aluguel do espaço, contas de água, telefone e luz, serviços de limpeza, gastos com publicidade e contribuições obrigatórias para entidades de classe.

É possível abater, ainda abater despesas com palestras, congressos, seminários e publicações necessárias à atualização profissional, além de pagamentos feitos a terceiros, desde que essenciais à geração de receita e manutenção do trabalho.

Despesas com trabalho prestados a pessoas físicas e pessoas jurídicas podem ser deduzidas no livro-caixa. Contudo, é necessário guardar os comprovantes de cada uma delas.

O que acontece se não declarar?

Essa atitude pode trazer diversos problemas para a vida do empreendedor. Como dificuldade para comprovar rendimentos, impossibilidade de adquirir empréstimos como cheque especial, crédito pessoal ou financiamento habitacional. 

Além do pagamento de multa pela sonegação, podendo levar a penalidades administrativas e criminais. 

Por onde fazer?

Tudo pronto? Agora é só acessar o site da Receita Federal e fazer o download do Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2021). Há também a possibilidade de criar a declaração através de smartphones ou tablets pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para Android e IOS.

Você pode preencher a Declaração de Imposto de Renda de três formas:

  • Preencher manualmente uma declaração em branco, do zero;
  • Fazer a declaração a partir da declaração do ano anterior; ou
  • Fazer a declaração pré-preenchida com dados atuais de outras declarações recebidas pela Receita Federal.

A partir daí,  é importante preencher todos os quadros com as informações relativas. Em caso de dúvidas, no menu “Ajuda” ou apertando a tecla “F1”, você encontra instruções para o preenchimento. 

Não se esqueça de conferir o “status” da declaração. Caso apareça alguma pendência, é necessário regularizar

Dica: Cadastre sua chave Pix

Nesse ano, a Receita Federal liberou uma novidade! Agora, você poderá cadastrar sua chave Pix para receber a restituição, desde que seja o mesmo CPF do titular da declaração. Não serão aceitos telefone, e-mail ou chave aleatória. Cadastrando sua chave no RecargaPay, você ainda garante  descontos e vantagens nos nossos produtos, são muitos benefícios!

Acesse nosso site para saber mais sobre as nossas soluções para autônomos: https://recargapay.com.br/autonomos