Como funciona a taxa de juros? O RecargaPay te explica
O cartão de crédito é um método de pagamento prático e que ajuda muitos brasileiros na hora de pagar suas contas. Até por isso, o RecargaPay lançou o seu cartão de crédito com limite garantido, e também facilita o pagamento de diferentes contas com o uso do cartão e com a possibilidade de parcelamento em até 12x.
Em caso de atraso no pagamento de uma fatura de cartão de crédito, ou quando uma conta é parcelada, é comum que o cliente precise arcar com os juros do cartão de crédito. Mas nem todo mundo entende o que são os juros e como eles são calculados.
O que são os juros?
Os juros são o valor do dinheiro por um determinado tempo, ou seja, é o valor cobrado pelo período em que aquele dinheiro (da fatura ou parcela) está sendo “emprestado” pela instituição financeira. Quando você faz um empréstimo ou parcela uma compra, por exemplo, é como se você estivesse utilizando o dinheiro de alguém. Os juros são o valor que você paga pelo dinheiro que pegou emprestado.
Sendo assim, a taxa de juros é um percentual do valor valor emprestado. Por isso, quando se parcela em mais ou menos vezes, ela pode variar – o dinheiro estará emprestado por mais ou menos tempo.
Se você faz um empréstimo de mil reais para pagar em um ano e a taxa de juros é de 8% a.a. (ao ano), significa que você pagará 80 reais pelo empréstimo.
Cenário brasileiro
No Brasil, a taxa de juros serve de referência para todas as outras: a Selic. Definida pelo Banco Central, se a taxa Selic está alta, significa que o dinheiro está “caro”. Ou seja, as instituições estão cobrando mais caro pelos empréstimos, financiamentos, entre outros.
O Banco Central ajusta a Selic para controlar a economia. Em um cenário de inflação alto, é importante aumentar a taxa para que as pessoas e empresas peguem menos dinheiro emprestado e gastem menos. E ao contrário, se a economia está devagar, o Banco Central pode baixar a Selic para incentivar o consumo e investimentos.
Na prática
Quanto mais altos os juros, mais caro se torna usar o cartão de crédito, pegar um empréstimo ou até mesmo financiar uma casa ou um carro. Quando os juros estão baixos, é um bom momento para fazer compras.
Ainda que a taxa Selic seja controlada pelo Banco Central, as instituições financeiras podem cobrar diferentes taxas. Por isso, é importante pesquisar e garantir que você encontre a melhor oferta para o seu bolso. E hoje, com o Open Finance, é ainda mais fácil compartilhar seus dados entre instituições para buscar a melhor opção para o seu bolso.