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Como montar uma loja virtual: dicas para começar

A pandemia da COVID-19 aumentou a representação do e-commerce no lucro do setor de varejo no Brasil. Segundo dados da empresa Neotrust, o faturamento do e-commerce em 2021 foi de R$ 161 bilhões, uma alta de 27% em relação a 2020. 

Esse resultado abre a oportunidade do surgimento de novos empreendedores  que aproveitam as possibilidades da internet para vender os seus produtos. 

Você faz parte desse grupo que está buscando novas formas de garantir uma renda extra e aumentar a visibilidade do seu produto? Hoje, vamos te mostrar tudo o que precisa fazer para aproveitar o potencial da internet e turbinar os seus ganhos.

Vantagens 

Existem inúmeras razões que fazem do ambiente on-line um ótimo canal de vendas, sendo algumas delas:

  • Mais disponibilidade: o produto está disponível 7 dias da semana, 24 horas por dia, ruindo todas as informações necessárias para a tomada de decisão do comprador.
  • Maior alcance: com a ajuda da internet, você pode atingir públicos que estão distantes do seu local físico, chegando a outras cidades, estados e até países de forma fácil e rápida.
  • Facilmente mensurável: pela sua plataforma de vendas você consegue de forma simples controlar o seu volume de vendas e estoque, além de descobrir produtos que estão sendo mais requisitados.
  • Menos custos: ao contrário de uma loja física, você não precisa ter gastos com aluguel, manutenção do espaço, limpeza e segurança, por exemplo.
  • Contato facilitado: integração das suas plataformas de contato em um só lugar para o cliente tirar dúvidas ou pontuar possíveis reclamações.

Por onde começo?

Mesmo que com um custo muito abaixo do necessário para abertura de lojas físicas, no comércio digital você também precisará levantar custos para iniciar a sua operação. Sendo alguns deles: Plataformas de e-commerce (open source, alugadas ou exclusivas), sistemas operacionais, logística, backoffice,  atendimento e estratégias de divulgação.

Fica a seu critério estar em diversas plataformas disponíveis no mercado (dica aqui) ou procurar um desenvolvedor para criar a sua. O valor investido nesse primeiro passo facilmente será compensado nas suas vendas.

Escolha seu nicho e planeje

Com a sua plataforma definida e a criação da sua marca, é hora de escolher quais produtos irão à venda. Para isso, faça uma breve análise de mercado e dos seus possíveis concorrentes avaliando a forma com que eles se conectam com o público, seus preços, formas de pagamento, canais de divulgação, logística e mix de produtos.

Defina a categoria do seu produto de acordo com o público-alvo. Para quem está começando, o ideal é não vender uma infinidade de tipos de produtos, vá entendendo as preferências e gostos e ao se fortalecer no nicho, expanda o mix de produtos de maneira estratégica.

Formas de pagamento

Estude entre as principais plataformas de pagamento do mercado e identifique a mais adequada para sua loja e clientes. Busque oferecer diversas opções como Pix, variadas bandeiras de cartão de crédito, débito ou boleto.

É muito importante que seja um ambiente confiável, seguro e prático, proporcionando a melhor experiência de compra para evitar abandonos no carrinho.

Logística

Realizar entregas com qualidade é essencial para manter clientes fiéis. Estude com detalhamento a reputação dos seus fornecedores, preços e prazos de entrega.

Algumas plataformas de e-commerce oferecem os Correios como padrão, mas você pode readequar para alguma transportadora particular que agrade mais. Selecione alternativas rápidas e com custos reduzidos.

Invista no marketing on-line

A divulgação eficiente dos seus produtos está diretamente ligada à sua margem de vendas.

  • Otimize o seu site: esse é o seu principal cartão de visita. Proporcione uma experiência agradável e intuitiva ao seu comprador, com layout amigável, peças visuais chamativas, canais de atendimento e opiniões de clientes que já compraram com você para demonstrar credibilidade.
  • Crie perfis nas mídias sociais: de forma gratuita, você pode aproveitar todo o potencial das plataformas para disseminar os seus produtos e serviços. Encontre a linguagem adequada do seu target e exponha o seu produto de maneira criativa e que seja de fácil disseminação.
  • Invista no marketing de conteúdo: outra forma de manter as mídias sociais com postagens além de vendas do produto é postar depoimentos de compradores, dar dicas de utilização dos produtos, contar curiosidades e mostrar bastidores do seu negócio e muito mais.

Por aqui, temos mais dicas de como divulgar seu negócio com mais eficiência. 

Anotou as dicas? Agora é só partir para o seu plano de ação e colocar a sua loja de pé!
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