Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

5 dicas práticas para melhorar a gestão do seu dinheiro

Você tem o hábito de parar para organizar suas despesas e entender seus gastos? Cuidar bem do seu dinheiro é uma prática fundamental para garantir uma vida mais tranquila e estável. A educação financeira pode parecer difícil, mas pequenas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença nas finanças. Por isso, o RecargaPay separou 5 dicas que podem melhorar a gestão do dinheiro. 

Registre os seus ganhos e gastos

Ter visibilidade do dinheiro que você gasta e do que você ganha é o primeiro passo para ter mais controle da sua vida financeira. Seja em um caderno, uma planilha ou onde preferir, o importante é registrar tudo e dedicar um tempo para analisar essas informações. Entenda o dinheiro que entra (como salários, rendimentos, ganhos extras) e o que sai (como as contas de casa e compras) para ajustar o seu orçamento de acordo. É nesse momento que você pode encontrar oportunidades de economia na sua rotina. Mantenha esse hábito diário e a sua gestão do dinheiro já começará a melhorar. 

Crie um orçamento

Ao começar a registrar os seus gastos, você poderá traçar uma rota financeira para melhorar os seus ganhos. Separe os gastos por categorias e monte um orçamento de quanto pretende melhorar, seja economizando ou até mesmo investindo melhor. Com um orçamento em mãos, você consegue prever melhor os gastos e evitar surpresas. Tente planejar suas finanças de acordo com a regra dos 50-30-20: 50% da renda para necessidades, 30% para desejos e 20% para poupança ou investimentos – uma boa opção é ter um fundo de emergência.

Tenha prioridades claras

Tome cuidado com armadilhas de consumo! Antes de fazer uma compra, pense bem se você realmente precisa daquilo ou se é apenas um desejo. Isso pode te ajudar a evitar compras por impulso que podem te trazer arrependimento na hora de pagar a fatura e melhorar a gestão do seu dinheiro todos os meses. Além disso, entenda as possibilidades de pagamento para não prejudicar o seu orçamento. Faz sentido pagar no Pix? Tem algum benefício? Posso parcelar? 

Entenda as melhores formas de pagar

É comum varejistas oferecerem descontos no pagamento no Pix. Entenda se faz sentido pagar dessa forma ou se é melhor utilizar o cartão de crédito para pagar na fatura do próximo mês. Outra opção que pode ser um alívio para as contas é o parcelamento, mas é importante tomar cuidado com os juros e não se enrolar em muitas parcelas. Se usado com atenção, o parcelamento pode ser uma boa ferramenta para encaixar despesas mais caras no seu orçamento. É nessa hora que o seu orçamento pode te ajudar: ele trará visibilidade da situação das suas finanças. No RecargaPay, você tem vários benefícios pagando com Pix e ainda pode usar o seu cartão de crédito para melhorar a gestão do seu dinheiro.

Poupar deve ser um hábito

Reserve uma parte da sua renda. Ainda que seja um valor pequeno, o importante é guardar dinheiro sempre que possível, pensando no futuro e em situações inesperadas que possam surgir. Guarde esse valor em uma conta com rendimento para que o seu dinheiro não desvalorize. O RecargaPay, por exemplo, oferece um rendimento de 110% do CDI – isso é mais que a poupança

Registrar gastos, planejar o orçamento e fazer escolhas conscientes são hábitos pequenos mas que têm um impacto grande na sua gestão financeira. Esses cuidados te trarão conquistas e incentivará a continuar aprendendo cada vez mais sobre finanças!